Gado Girolando: características sobre essa raça

gado pastando

O gado Girolando é uma das maiores raças leiteiras do mundo, principalmente nos países presentes nas regiões tropicais. Originário de um cruzamento entre gados europeus, se você quer iniciar os trabalhos na produção de leite, precisa conhecer esse tipo de bovino.

Agora, nesse conteúdo exclusivo do blog da IRRIGAT você vai saber mais sobre o Girolando, sua origem, principais características e as maiores vantagens de criar esse tipo de animal na sua propriedade. Acompanhe e excelente leitura!

De onde é o gado Girolando?

O gado Girolando é uma raça brasileira, que teve seu início entre 1940 e 1970. Segundo relatos, sua criação começou quando a raça Gir invadiu uma pastagem repleta de vacas Holandesas.

Desde o nascimento, os animais já se mostravam diferentes dos outros filhotes, sendo mais rústicos e com grande produção de leite. Além disso, nessa época o Ministério da Agricultura já investigava o cruzamento entre as raças.

Tudo isso partiu da necessidade de aumentar a produção de leite por aqui, que era muito baixa quando comparada aos níveis de outros países mais avançados no tema. O foco desses estudos era entender quais atitudes poderiam aumentar a performance das vacas produtoras de leite.

Com isso, para que o gado chegasse a um número mais expressivo era preciso:

  • Melhorar as condições de manejo;
  • Aumentar a qualidade dos tipos de pasto servidos aos animais;
  • Melhorar a genética bovina para incentivar uma maior produção leiteira.

Assim, no ano de 1996, o gado Girolando foi reconhecido como uma raça oficial de bovinos e, atualmente, é responsável por cerca de 80% de toda a produção leiteira brasileira.

Características da espécie

Essa raça de bovinos tem uma grande adaptabilidade ao clima quente, possuindo também uma musculatura forte e com uma estatura média. As vacas possuem úberes bem irrigados, com uma silhueta média mais delicada que a do boi, sendo bastante rústica.

Os bois também são fortes e resistentes, sendo em sua maioria bastante ativos, vigorosos e harmoniosos. Além disso, o Girolando é bastante dócil, sendo que suas fêmeas têm um aparelho mamário bastante desenvolvido e de bom calibre

Vantagens desse tipo de animal

O maior benefício é a produção de leite da raça, que consegue ser alta independente da região do Brasil que é criada. O gado Girolando também é um dos que têm maior expectativa de vida útil, podendo ter uma média de leite maior que as outras raças.

Seu melhoramento genético faz o Girolando se sobressair quando comparado a outros gados leiteiros, produzindo leite de qualidade por um menor custo. Mas, é necessário ter a forragem correta para isso.

Procure por um tipo de pasto nutritivo, como o capim Zuri, Vaqueiro, Sudão e Colonião. Essas são ótimas opções nutritivas para a dieta do gado que necessitam da irrigação para crescerem e se desenvolverem bem, já que a irrigação de pasto tem inúmeros benefícios.

Não esqueça de falar com a IRRIGAT para aumentar a produtividade da sua propriedade com a irrigação de pasto completa. Entre em contato com a nossa equipe para saber mais sobre o nosso sistema e adotá-lo na sua rotina!