O que avaliar na hora de comprar um sistema de irrigação?

O que avaliar na hora de comprar um sistema de irrigacao

Menos de 10% dos produtores possuem um sistema de irrigação, isso porque muitos possuem dúvidas ou não fizeram uma boa avaliação na hora de comprar um sistema de irrigação. Porém, aqueles produtores que irrigam com um sistema fácil, prático e eficiente, relatam um aumento de produção de no mínimo 30%, podendo chegar até a triplicar a produção.

O que é importante avaliar na hora de comprar?

Na hora de comprar o seu sistema de irrigação é importante avaliar diversos fatores para garantir que o resultado seja maximizado.

Disponibilidade de água

Independente do sistema que será utilizado é necessário que o produtor tenha um ponto para captação da água que será usada para a irrigação. É importante considerar o volume disponível e a reposição de água diária. Muitas vezes até um ponto com pouca capacidade de armazenamento, mas alta reposição diária de água, pode ser usado para a irrigação.

Tamanho da área

Dependendo de qual a dimensão que se deseja irrigar, um sistema de irrigação irá ficar mais interessante que outro. É importante avaliar a operação e funcionamento do sistema para identificar se vai estar de acordo em termos de aproveitamento da área total, necessidade de mão de obra, lâmina necessária para a cultura e consumo de energia ou combustível.

Custo x Benefício

Esse é o fator mais importante a ser avaliado. Nem sempre o sistema de irrigação com menor preço é o mais barato no longo prazo. É muito comum produtores adquirirem sistemas de irrigação usados ou uma certa quantidade de canos e aspersores (sendo necessário o transporte constante dentro da área) por um valor abaixo do restante dos sistemas, mas quando começam a operar esses sistemas sentem uma enorme dificuldade pelo desgaste que causa o manuseio dessa irrigação no dia a dia. Se contratam mão de obra terceirizada tem dificuldade para encontrar pessoas dispostas a operar nessas condições.

Conclusão

O valor para adquirir o sistema é importante, mas é fundamental considerar o tempo necessário por dia para operar o sistema, manutenção do sistema ao longo do tempo (quebra de tubos, substituição de peças, cuidados necessários ao longo da operação), potência e consumo da motobomba e principalmente ouvir o que dizem outros produtores que possuem o mesmo sistema de irrigação que você deseja adquirir.

Gostou de saber o que você deve avaliar na hora de comprar um sistema de irrigação? Então continue lendo e saiba as diferenças entre os sistemas de irrigação por aspersão

Leia também:

 

Banner Blog 720x180 3