Quando usar a irrigação por carretel?

Vista Aérea de um pasto sendo irrigado com carretel IRRIGAT

A irrigação por carretel é uma técnica de enrolar e desenrolar a tubulação de irrigação, permitindo que a água seja distribuída de forma eficiente em uma área específica.

Sendo assim, se torna especialmente útil em áreas rurais que necessitam de versatilidade e produtores que buscam por uma opção com pouca manutenção e facilidade de instalação. Veja, em detalhes, quando esse método de irrigação é mais vantajoso:

Para quais cultivos é indicado?

Essa técnica é particularmente vantajosa para cultivos de grande porte, como milho, trigo, soja e girassol, bem como para hortaliças, frutíferas e plantas ornamentais. E, claro, é um sistema muito indicado para irrigação de pastagens.

Os únicos cultivos que acabam não viabilizando a irrigação por carretel são os de uva e de café, muito por conta da estrutura desses plantios. Por exemplo, as parreiras não permitem que o carretel passe por elas e faça a distribuição de água corretamente.

Como funciona em diferentes solos?

Esse tipo de irrigação também é indicada para cultivos que exigem uma distribuição uniforme de água, como as plantas que crescem em solos arenosos ou com baixa capacidade de retenção de água.

Além disso, permite que a água seja aplicada diretamente na raiz das plantas, reduzindo a evaporação e minimizando o desperdício de água.

Porque é indicado para diferentes terrenos?

O terreno deve apresentar um relevo plano ou ondulado, para que o carretel possa se movimentar de forma suave e uniforme. Apenas em terras com inclinações acentuadas ou obstáculos como pedras, troncos ou valas podem dificultar a movimentação do carretel e prejudicar a distribuição uniforme de água.

Ou seja, é um modelo ideal para terrenos no geral, salvo casos extremos. Além disso, especialmente em casos de topografia levemente irregular, pode ser uma opção interessante. Isso porque são terrenos onde a instalação de sistemas fixos pode ser complicada ou pouco eficiente.

Quais produtores podem utilizar?

O carretel é um sistema de irrigação móvel que pode ser utilizado por pequenos e médios produtores rurais por algumas razões:

  • Versatilidade: pode ser facilmente movido de uma área para outra, permitindo a irrigação de diferentes culturas em diferentes áreas.
  • Custo-benefício: é um sistema de irrigação de baixo custo, quando em comparação com outros modelos tradicionais, como o de gotejamento ou por aspersão fixa. Isso faz com que seja uma opção mais acessível financeiramente para propriedades menores.
  •  Manutenção fácil: é um método simples e fácil de operar, com poucos componentes e que requer uma manutenção mínima. Isso é especialmente importante para pequenos e médios produtores, que muitas vezes têm recursos limitados para investir em mão de obra.

Resumo sobre quando usar a irrigação por carretel

O carretel enrolador é um modelo de irrigação indicado para terrenos planos ou com inclinações não acentuadas e para pastagens e cultivos no geral (menos uva e café). Além disso, é a opção mais viável para pequenos e médios produtores, por custo-benefício.

Agora, saiba mais sobre essa opção em nosso site, onde apresentamos os modelos de carretéis para irrigação de diferentes tamanhos e indicações de uso. Contamos com uma equipe altamente qualificada para atender suas necessidades.

Leia também:

 

Banner Blog 720x180 3