fbpx

A irrigação como ferramenta de redução de perdas na produção agrícola

A irrigação é uma técnica que fornece uma quantidade controlada de água para o solo, contribuindo com a umidade do local, sendo a mesma uma ferramenta de redução de perdas na produção agrícola. Quando utilizada em conjunto com outras boas práticas agrícolas, promove a qualidade e o desenvolvimento da produção. Nesse post, te mostramos as vantagens de utilizar a irrigação como ferramenta para reduzir as perdas da sua plantação.

Por que implementar a técnica de irrigação?

Os principais fatores que levam o produtor rural a optar pelo sistema de irrigação são a irregularidade de chuvas e a baixa acessibilidade de água no local. Esse sistema otimiza diversos recursos usados na agricultura, como fertilizantes, sementes e outros produtos químicos.

Mas, na hora de comparar os benefícios, o que mais se destaca é o aumento dos lucros. Isso porque o produtor corre menos riscos de sofrer com a falta de água, o que prejudicaria a colheita. Consequentemente, com a maior produtividade e qualidade dos alimentos, é possível ter mais de uma safra por ano.

 

Benefícios da irrigação

Entender a importância da irrigação e como manuseá-la de forma correta é um benefício não apenas para a sua colheita, mas também para o seu caixa financeiro. Trata-se de um modelo simples, prático e econômico. 🌱💰

Essa técnica oferece uma variedade de métodos para as lavouras, combinando elementos que melhor se adequam ao tamanho, clima e até mesmo a quantidade requisitada de produção durante o ano nas propriedades rurais.

Confira abaixo alguns benefícios: 👇

  • Redução de perdas com plantio,  uma vez que a qualidade oferecida pelo sistema de irrigação não afeta apenas uma área, mas todo o campo que está sob o sistema de irrigação. Em alguns casos, dependendo da época em que a estiagem ocorre, o produtor que não possui sistema de irrigação pode sofrer perda total da colheita;
  • Aumento da produtividade através da qualidade padronizada das plantações, gerando mais períodos de safra durante o ano e contribuindo positivamente com a geração da competitividade;
  • Incorporação de novas áreas para o sistema produtivo, uma vez que a irrigação oferece maior possibilidade de cultivo de lavouras em áreas mais castigadas e secas pela falta de umidade. Com a irrigação, você expande a sua área de produção sem custos altos.

 

O que eu preciso saber para utilizar a irrigação como ferramenta de redução de perdas na produção agrícola?

Conforme destacado, a irrigação ainda oferece diversos benefícios aos produtores rurais, sobretudo por sua forma de padronizar a qualidade da produção e viabilizar a sustentabilidade do caixa. Além de reduzir custos, a irrigação promove a otimização das tarefas e melhora o desempenho do produtor para adentrar em novos mercados e gerar competitividade.

Mas, antes de implementar o sistema, é importante que você se atente a qualidade da água, pois isso pode ser determinante na escolha do sistema que será implementado. Fatores como o clima, a cultura e o tipo de solo também são essenciais nesse momento. Por isso, procure sempre uma empresa especializada, com profissionais qualificados.

Agora que você já percebeu a importância da irrigação, que tal conhecer os nossos serviços? 😉💦 Entre em contato conosco e saiba como podemos otimizar ainda mais a sua produção agrícola. ✌️