Capim Vaquero: vale a pena investir nessa opção?

Capim sob o sol da tarde

As forragens são ótimas opções para alimentação do gado, deixando sua dieta mais nutritiva e os animais mais fortes. Dentre todos os tipos de pasto, espécies e gêneros, o Capim Vaquero está ganhando destaque pelo seu uso mais flexível e versátil.

Para te ajudar a decidir se vale a pena ou não, preparamos esse conteúdo para o blog da IRRIGAT. Conheça mais sobre o Capim Vaquero e todas as suas características.

Conhecendo o Capim Vaquero

O Capim Vaquero é um tipo de forragem com crescimento rasteiro e de ciclo perene, com folhas curtas e talos mais estreitos. Muito nutritiva, ela tem capacidade de fornecer ao gado de 15% a 27% de proteína bruta, se crescer em condições favoráveis e com o manejo adequado.

Esse tipo de capim necessita de sol pleno, sendo extremamente resistente à seca. Porém, seu solo necessita de nitrogênio e potássio para se desenvolver de forma saudável. Com as condições e cuidados corretos, o cultivo do Capim Vaquero pode durar até 10 anos.

Indicados para quais animais

Esse tipo de capim é indicado para diversos animais, principalmente para criações de alto desempenho, como:

Cuidados básicos

Como o crescimento do Capim Vaquero é rente ao chão, o seu plantio deve ser raso, com no máximo 1cm de profundidade. O solo argiloso é o mais indicado e, caso essa forragem for usada como feno, a melhor maneira de facilitar a rebrota é escolhendo adubos ricos em nitrogênio.

Outra indicação para o sucesso do Capim Vaquero é iniciar o processo de plantação durante a época de chuva. Mas, com grandes mudanças climáticas em diferentes regiões do Brasil, a irrigação da pastagem pode ser um caminho mais seguro e confiável para uma boa colheita.

Irrigação

Para que o seu manejo não seja dependente da chuva, ter um sistema de irrigação por aspersão é uma ótima maneira de controlar a água e a saúde do Capim Vaquero. Com esse tipo de estratégia, é possível acumular 100kg de matéria seca.

Então, vale a pena investir no capim vaqueiro?

A verdade é que vale muito a pena investir nesse tipo de pastagem! Muito nutritiva e de fácil cultivo, ela consegue trazer muitas vitaminas para o gado, ajudando a deixar a dieta dos seus animais rica e mais forte.

Com a alta produtividade necessitando da chuva, adotar um sistema de irrigação por carretel também é uma das estratégias para conseguir alcançar um ótimo desempenho do Capim Vaquero.

O carretel de irrigação da IRRIGAT é perfeito para isso, indicado para pequenas e médias propriedades. Ao escolher nossos aparelhos, você conta com assistência de nossos consultores e total suporte para instalação e infraestrutura do seu carretel. Garantindo assim o sucesso do Capim Vaquero!

Ficou interessado e quer mais informações? Entre em contato com a IRRIGAT e tire todas as suas dúvidas sobre nosso sistema de irrigação por carretel!