Capim Zuri: o que é, condições de cultivo e benefícios

foto de capim

Para crescer forte e saudável o gado precisa de uma alimentação rica de nutrientes que muitas vezes inclui uma dieta com forragem. Um dos tipos de pasto que é recomendado para essa função é o capim Zuri, que tem um alto valor nutritivo e é muito resistente.

Quer saber mais sobre ele? Preparamos esse artigo exclusivo do blog da IRRIGAT para que você saiba tudo sobre essa planta, como ela é cultivada, vantagens e outros pontos relevantes para adicioná-la na alimentação do seu gado.

Acompanhe e boa leitura!

Conhecendo o capim Zuri

O capim Zuri, também conhecido como panicum maximum, é uma pastagem cespitosa, ou seja, durante o seu crescimento ela lança novos brotos, se propagando muito mais. Com isso, essa espécie tem ótimos níveis de produção, o que faz muita diferença na produtividade do gado.

Além disso, o Zuri também possui um alto valor nutricional, sendo excelente como forragem para os animais. Nesse caso, outro atributo positivo desse tipo de capim é a sua alta resistência às diferentes ações climáticas.

Condições para mantê-lo

Por suas características, o pasto Zuri é indicado para a prática do pastejo rotacionado, pois pode descansar e crescer saudável para os animais. Para um maior desenvolvimento e controle, é recomendado que a sua altura de entrada seja entre 70cm a 75cm, enquanto a altura de saída de 30cm a 35cm.

Ele possui colmos grossos e precisa de um solo bem preparado para vingar. É importante dizer que essa pastagem tem a qualidade de massa seca, podendo chegar a 22t/ha/ano.

Comparado ao capim Colonião, sua produtividade é 50% maior.

Vantagens e desvantagens para o gado

Conhecendo um pouco mais sobre o Zuri, vamos falar especificamente sobre suas vantagens e desvantagens. Reunindo os benefícios, podemos destacar os seguintes pontos:

  • Maior produtividade;
  • Capacidade de suporte;
  • Excelente desempenho animal;
  • Alta resistência a pragas, principalmente as cigarrinhas das pastagens;
  • Adaptabilidade a diferentes climas.

Partindo para as desvantagens:

  • Apesar de alto valor nutritivo, essa espécie tem um menor teor de carboidrato;
  • Menos matéria seca quando comparado a outras forragens;
  • Necessidade de inoculantes e aditivos, para melhorar o processo de fermentação.

Irrigação do capim Zuri

Como comentamos, para receber o capim Zuri, o solo precisa estar bem preparado. Ele é mais indicado para regiões mais chuvosas, já que desempenha uma grande tolerância a solos mais encharcados, porém, é preciso que haja um bom sistema de drenagem.

Na época de estiagem, em que o período de chuva diminui, o mais indicado é que seja praticado o plantio direto para preservar ainda mais a planta. Nesse caso, para evitar qualquer tipo de perda, indicamos o uso da irrigação de pastagem usando o sistema de aspersão.

A aspersão é um tipo de gotejamento que imita a chuva, deixando com o que a irrigação alcance toda a lavoura e plantação. Feita por um sistema de irrigação por carretel, a IRRIGAT trabalha com equipamentos de qualidade que garantem a produtividade da sua propriedade com esse sistema.

Conheça nossos produtos e entre em contato com nossa equipe para saber tudo!