fbpx

Por que irrigar? Veja 5 motivos que vão ALÉM DA SECA

Porque irrigar

É normal você pensar que a irrigação é uma solução apenas para regiões que sofrem constantemente com a seca. Mas, saiba que isso é um grande engano. Então, por que irrigar de fato?

Bem, a resposta pode ser resumida em duas palavras: segurança e produtividade.

A primeira, porque blinda você e seu plantio contra eventos climáticos inesperados, além de fortalecer as plantas contra pragas, doenças e mais.

Na segunda, é porque o cultivo se desenvolve melhor como um todo e produz muito mais resultados que o normal.

Conheça mais sobre os principais motivos para irrigar:

1 – Fatores climáticos diversos

Não só a seca, mas as geadas, a escassez inesperada das chuvas, temperaturas extremas e outros problemas causados pelo clima podem atingir a sua plantação sem aviso prévio. Ainda mais nos dias de hoje, em que as condições climáticas não são mais as mesmas e ninguém mais sabe o que será do futuro quanto a isso.

Com a irrigação, você garante que seu cultivo não sofra por estresse hídrico nessas situações em que as chuvas não são suficientes, ou não chegam a tempo. Além disso, um plantio bem irrigado costuma ser saudável e mais forte contra intempéries.

2 – Melhores condições do solo

Já um solo bem irrigado também tem seus benefícios. Entre eles, a prevenção contra a erosão e a compactação da terra. Ou seja, é uma forma de ajudar no desenvolvimento pleno das raízes das plantas, evitar escoamento, entre outros ganhos.

Ainda, a irrigação também facilita a absorção de nutrientes entre planta e solo, melhora as condições de organismos que vivem na terra e são responsáveis por gerar diversos nutrientes no ecossistema em questão.

3 – Desenvolvimento saudável da planta

Outro ponto que é indiscutível é sobre a melhora do desenvolvimento das plantas onde acontece a irrigação. Justamente por não faltar água no estágio mais crucial, o inicial, onde ocorre o crescimento das raízes e o nascimento da planta, garante que todo o ciclo seja mais saudável e fortalecido.

Com isso, temos plantios mais saudáveis, com estruturas crescidas por completo, folhagens mais cheias, sementes maiores e mais volumosas, entre outros ganhos.

4 – Aceleração do crescimento

Além do bom desenvolvimento, as plantas irrigadas também crescem mais rápido do que seria o seu ritmo natural.

Ou seja, os produtores conseguem um encurtamento considerável do ciclo, o que favorece diversas condições no mercado de compra e vendas, como preços mais competitivos, pouca concorrência, entre outros.

5 – Maior produtividade

Por fim, a produtividade de um cultivo irrigado é um dos melhores benefícios de investir nesse recurso. Plantios tem a capacidade de multiplicar o seu rendimento, seja ele qual for: sementes, folhagens, frutos, leguminosas, raízes, pastagens e muitos outros.

Para você não ficar na dúvida de que esse resultado é possível, veja o depoimento de um agricultor que investiu em um carretel de irrigação da IRRIGAT fez com que 40% das vagens fossem de 4 grãos, com 90 sacas por hectare de soja:

Para mais informações sobre esse sistema de irrigação, entre em contato com a nossa equipe, tire dúvidas e peça o seu orçamento agora mesmo!