fbpx

Como fazer uma boa irrigação de pastagem

Uma boa irrigação de pastagem faz toda diferença. Acesse e saiba como fazer

O agronegócio é um setor que cresce ano após ano no Brasil. Seja no dia a dia do campo ou nos pólos tecnológicos por meio da realização de pesquisas, o fato é que isso tudo só é possível graças ao empenho de milhares de pessoas que trabalham muito!

E dessa maneira foi possível chegarmos até uma solução incrível para a pecuária: a irrigação de pastagem. Essa prática era impensável até pouco tempo. Mas, hoje é uma realidade e que transforma as possibilidades e a vida no campo.

O que é irrigação de pastagem?

Para entendermos o que é irrigação de pastagem, precisamos falar sobre o que é irrigação. Em linhas gerais, podemos dizer que a irrigação é um sistema que foi desenvolvido para suprir a demanda do solo por água naqueles momentos onde há escassez de chuvas, nos locais onde o clima é seco demais, e para favorecer culturas que precisam de muita água.

É conhecida como irrigação de pastagem, a prática voltada para garantir o alimento dos animais da pecuária. Ou seja, por meio da irrigação é promovido o crescimento das pastagens em todos os momentos do ano, garantindo sempre a melhor alimentação para o fortalecimento do gado.

A irrigação de pastagem acontece por meio da aspersão, um sistema de irrigação que simula a chuva, jorrando gotas no ar de cima para baixo. Esse modelo é indicado para todos os cultivos onde há necessidade de se ter um solo constantemente pronto para plantação, como o capim para pastagem.

Portanto, a irrigação de pastagem é a técnica que produtores utilizam para manter o alimento dos gados sempre fresco, nutrido e novo.

Como fazer uma boa irrigação de pastagem?

Para fazer uma boa irrigação de pastagem, primeiro você deve realizar uma análise do terreno onde será plantada a pastagem, dando uma atenção especial para a qualidade e condições do solo e seus nutrientes. Saiba que a escolha certa do capim para o gado também será essencial para a sua produção e realizar uma boa irrigação de pastagem.

Aliado a isso, compreender as condições climáticas da sua região fará com que você possa aproveitar ao máximo seus recursos, pois estará utilizando sempre a quantia necessária de água na irrigação.

O principal perigo de não fazer uma boa irrigação de pastagem é perder o investimento. Para evitar qualquer risco, inclusive à sua plantação, antes de instalar um sistema de irrigação é indicado realizar uma análise do solo com especialistas.

Para ter uma melhor noção sobre o investimento em um sistema de irrigação, você pode calcular todos os custos envolvidos nessa operação. Leve em consideração o custo que você terá para instalar e adquirir o sistema; o custo de manutenção, os gastos com energia e mão de obra para manter o equipamento em funcionamento. Depois, estime o quanto sua produção poderá aumentar de acordo com o sistema escolhido e veja os resultados.

Levando esses fatores em consideração, você já estará no caminho certo para extrair o melhor da irrigação de pastagem.

O sistema de irrigação de pastagens traz resultados para o produtor rural em todo o ano, seja no inverno ou no verão. Isso porque uma boa irrigação aumenta a capacidade de suporte das pastagens, possibilitando uma lotação no campo superior a 10 unidades animais por hectare e consequentemente aumentando a capacidade produtiva da sua área e também elevando sua margem de lucro.

Portanto, o segredo para fazer uma boa irrigação de pastagem é escolher o sistema certo. Em propriedades menores que 30 hectares, instalar um sistema de irrigação por pivô central pode não ser a melhor alternativa. Isso porque ele demanda uma grande capacidade de investimento para sua instalação, além de possuir altos custos de manutenção.

Para os terrenos onde o solo é irregular, de difícil acesso, e também para as pequenas e médias propriedades, uma opção completa é utilizar os irrigadores móveis, como o carretel de irrigação. Esse sistema garante um rápido retorno sobre seu investimento, sendo muito indicado para quem precisa de praticidade e desempenho.

Com esse sistema ainda é possível realizar a fertirrigação, muito indicada para as pastagens. Ela permite utilizar os dejetos dos animais como matéria-prima para irrigação, ou seja, nutrindo o solo enquanto o hidrata com a irrigação.

Por que é importante fazer essa irrigação?

Como vimos, a irrigação de pastagem é o que garante a constante sustentação dos animais da pecuária. Com esse tipo de irrigação, os produtores rurais conseguem aumentar em pelo menos 50%, a sua produção!

O sistema de irrigação com carretel IRRIGAT pode transformar a sua lavoura. Por isso, não deixe de conhecer e ver na prática os efeitos.

Agora, basta escolher o melhor método de irrigação para as suas particularidades. Para isso, você pode ler nosso conteúdo sobre os tipos de irrigação de pastagem por aspersão.

Se você ficou interessado em aumentar sua produtividade com nossas tecnologias, clique aqui e entre em contato conosco! Solicite seu orçamento e comece agora mesmo a realizar a melhor irrigação de pastagem.