Plantação de girassol: principais características do cultivo

plantação de girassol sob um céu ensolarado, azul e sem núvens

O girassol é uma planta bastante conhecida, principalmente por sua beleza e seus derivados que costumam movimentar a economia. Importante por poder ser extraído seu óleo, assim como também é utilizado para a fabricação do biodiesel, a plantação de girassol tem muitas vantagens.

Para que você conheça tudo sobre o cultivo, mercado, benefícios e outros pontos importantes, aqui no blog da IRRIGAT vamos saber mais sobre a plantação de girassol.

Aprenda conosco, acompanhe o artigo e tenha uma excelente leitura!

Características da plantação de girassol

Com uma alta capacidade de adaptação, é possível encontrar plantações de girassol em diversas regiões, climas e lugares no mundo. Esse tipo de cultivo consegue resistir a seca, pois sofrem menos com o aparecimento de pragas no plantio e são repletas de nutrientes.

Apesar de tudo isso, é recomendado que o seu plantio seja realizado em áreas com um solo saudável, pois essas são espécies frágeis a compactação do solo e acidez. Podendo chegar a 1,80m de altura, existem diversos tipos menores que podem ser mais vantajosos.

Mercado do girassol no Brasil

Além de ser bastante comercializado por sua flor, o grão de girassol pode ser dado ao gado, como farelo e silagem, já que possui muitas vitaminas e proteínas que complementam a dieta dos animais. Já as sementes são muito consumidas pelos pássaros, sendo considerado um tipo de ração nutritiva.

No ramo alimentício, a planta é utilizada para extração de óleo e farinha, que são itens presentes em diversas receitas. O girassol também é a matéria-prima para a fabricação do biodiesel, sendo uma grande aliada na procura por fontes de energias renováveis e mais limpas para o planeta.

Vantagens de plantar girassol

Com diversos usos possíveis, ter uma plantação de girassol na sua propriedade também possui outras vantagens importantes. Algumas delas são:

  • A planta consegue promover a reciclagem dos nutrientes;
  • Pode ser utilizado para a adubação verde;
  • Ajuda proteger o solo contra erosões;
  • Em relação às plantas daninhas, o girassol tem efeito alelopático;
  • Ótimo rendimento econômico;
  • Excelente custo-benefício, pensando em investimento e retorno alcançado;
  • Muita procura por diversos mercados;
  • Altas possibilidades de comercialização para diferentes indústrias;
  • Grande adaptabilidade a diversas regiões do Brasil;
  • Ajuda a aproveitar a terra em diferentes épocas do ano, entre outros.

Irrigação de girassol

Ainda que a plantação de girassol costume ser bastante resistente a épocas de seca e estiagem, esse não é o cenário mais adequado para seu cultivo. O girassol precisa de um manejo mais regrado e organizado, pois assim facilita o aumento da viabilidade do cultivo.

Um dos sistemas indicados é o de irrigação por carretel, que é muito simples de ser aplicado e traz um ótimo retorno.

A IRRIGAT trabalha com esse tipo de equipamento, aplicando vários tipos de irrigação como o autopropelido, e já conseguiu ajudar muitas propriedades a aumentar a sua produtividade graças a uma melhor distribuição de água nas culturas.

Entre em contato com a equipe da IRRIGAT para saber mais e potencializar seus ganhos!

Banner Blog 720x180 3