Gado Guzerá: características sobre essa raça

Foto de gado em pose de exposição.

Tendo sua origem na Índia, o gado Guzerá é uma raça de grande porte muito indicada para a produção de carne e leite. Aqui no Brasil, esse tipo de gado faz sucesso, tendo uma grande adaptabilidade com o clima, principalmente na seca.

Quer saber sobre as principais características, vantagens e a melhor pastagem para alimentar esse tipo de gado? Continue acompanhando o artigo do blog da IRRIGAT e saiba tudo sobre o gado Guzerá. Boa leitura!

Aprendendo mais sobre o Guzerá

O gado Guzerá é de origem indiana, sendo parte da raça zebuína, que foi trazido para o Brasil em 1870. Esse é um tipo de gado bastante robusto, que apresenta um ótimo cruzamento, alcançando um resultado positivo com qualquer raça a que seu material genético é submetido.

Esse gado ganhou força no nordeste do Brasil desde sua chegada, pois naquela época houve uma grande seca em que apenas os Guzerá conseguiram suportar. Assim, tornou- se parte da rotina das fazendas, auxiliando a produção de café e outros produtos.

Segundo a ABCZ, em 2017, só no Brasil, existiam cerca de 450 mil de zebuínos da raça Guzerá.

Principais características desse tipo de gado

Uma das principais características do gado Guzerá é a sua grande capacidade de produzir leite e a aptidão para se tornar um gado de corte. Nesse caso, vários produtores aumentam sua rentabilidade ao aproveitar as fêmeas para a indústria leiteira e os machos para produção de carne.

Esse é um dos tipos de gado mais rústicos, suportando doenças graves e outras enfermidades. Falando das características físicas e biológicas, podemos destacar:

  • Grandes chifres em uma cabeça curta e larga;
  • Pelagem cinza e tons pardos;
  • No caso das fêmeas, elas costumam ter um pêlo mais claro que os machos;
  • Alta resistência a seca;
  • Ótima adaptabilidade a diferentes climas;
  • Grande retorno e custo-benefício.

Vantagens da raça

Além de todos esses pontos que o gado Guzerá possui, consegue trazer outros benefícios para os seus produtores, sendo alguns deles:

  • Excelente ganho de peso com baixo investimento;
  • Muito fértil, podendo se reproduzir em diversos tipos de condições;
  • Alta resistência;
  • Raça dócil sem problemas de temperamento;
  • O leite produzido pelas fêmeas Guzerá não causam alergia ao ser-humano;
  • Facilidade no seu manejo.

Melhor pastagem para o gado Guzerá

É importante garantir que o animal tenha uma ótima alimentação com elementos nutritivos e uma pastagem de qualidade. Para saber mais sobre eles, temos alguns posts que detalham as vantagens de certos capins:

Independente do tipo de pasto, é essencial garantir que a sua plantação receba a água necessária e, para não depender da chuva, a melhor alternativa é investir em um sistema de irrigação por carretel.

Utilizando a irrigação em pastagem, é possível aproveitar benefícios e aumentar a sua produtividade. A IRRIGAT trabalha com os melhores equipamentos do mercado que facilitam o seu dia a dia na fazenda e potencializam o seu resultado.

Acesse o site da IRRIGAT e conheça todos os nossos modelos de irrigação.