Plantação de batata doce: características, benefícios e irrigação

batata doces rosadas sobre uma mesa de tábuas

O Brasil é um dos melhores países do mundo para quem quer investir em agricultura. Com clima propício e um solo com qualidade, é comum a plantação de batata doce, que tem um excelente potencial de comercialização.

Para te ajudar a ter uma ótima plantação de batata doce, você vai ler nesse artigo as características desse tipo de cultivo, quais os maiores cuidados no momento da irrigação e os principais benefícios que esse investimento pode trazer para os seus negócios. Boa leitura!

Características da plantação de batata doce

A batata doce, ou ipomoea batatas, é um tubérculo. São ótimas fontes de fibras, muito consumido no nosso país. Ela possui quatro variedades, sendo elas:

  • batata branca, como o nome diz, tem uma coloração branca e o sabor mais adocicado que os demais tipos;
  • amarela e roxa, com casca e interior dessas colorações, elas são mais utilizadas para a fabricação de doces;
  • avermelhada, que possui uma casca parda e é muito consumida assada em diferentes receitas.

A plantação desta espécie pode ser feita por pedaços de ramas, brotos ou oriundos de outras batatas que já estão brotadas. Uma das maiores recomendações para evitar problemas no cultivo é a utilização de batatas selecionadas.

Isso porque, quando selecionadas, o risco de terem algum tipo de praga é menor. Assim, evita a utilização de produtos químicos ou biológicos para controlar as doenças e outras infestações prejudiciais às plantas.

A batata doce deve ser plantada em canteiros com altura de 25 a 35cm, tendo um espaçamento de 1m nas entrelinhas e pelo menos 40cm entre as mudas. Elas devem ser enterradas aplicando força na parte central do ramo contra o solo, evitando que se quebrem.

Condições ideais

A batata doce é um tipo de batata que tem sua melhor produção durante o clima quente, com temperaturas acima de 20° e alta exposição do sol. Porém, isso não impede que ela se desenvolva bem em locais com o clima mais ameno.

A melhor época para uma plantação de batata doce acontece no mês de outubro e vai até janeiro, principalmente em regiões que possuem certas altitudes. Esse tipo de hortaliça também pode ser cultivada durante todos os períodos do ano, desde que o inverno da área não seja muito frio.

Cuidados com a irrigação

A irrigação é muito importante para o sucesso da plantação de batata doce. O tipo de irrigação mais recomendado é por aspersão, que utiliza um carretel de irrigação com uma única mangueira ligada diretamente na fonte. Ele possui um aspersor na ponta, fazendo com que a água saia similar à chuva.

Um outro equipamento que pode ser usado para irrigar esse plantio é o sistema de irrigação autopropelido, que utiliza a mesma mecânica da irrigação por aspersão, sendo movimentado graças a energia hidráulica por bombeamento de água.

Benefícios

A plantação de batata doce tem vários benefícios como:

  • alto consumo pelos brasileiros graças aos nutrientes;
  • vários tipos e cores que diversificam seu plantio;
  • possibilidade de utilização das folhas;
  • fácil plantio e cuidados;
  • adaptabilidade em diferentes regiões e climas do Brasil;
  • produção em alta desde 2017, segundo a Embrapa.

Deu para perceber que investir na plantação da batata doce é um ótimo caminho para começar a cultivar o ano todo.

O cuidado com a irrigação é muito importante para alcançar o sucesso do plantio, por isso, entre no site da IRRIGAT para conhecer nosso carretel de irrigação perfeito para essa hortaliça!

Banner Blog 720x180 3