fbpx

Descubra qual a origem das pragas no plantio

Aprenda como lidar com as pragas no plantio

Quem trabalha com plantio sabe que imprevistos podem acontecer, mas é sempre bom estar preparado, ainda mais quando se trata de pragas na lavoura. Elas são comuns e as plantas até possuem mecanismos de defesas naturais, porém por algumas razões elas podem estar fragilizadas e não conseguirem se defender.

As pragas agrícolas são organismos que reduzem a produção das culturas reduzindo sua qualidade ou as deixando doentes. Por isso continue lendo para saber mais!

O que favorece o aparecimento de pragas?

Como dito acima, as plantas podem ficar fragilizadas e não conseguirem se defender, isso ocorre por causa de um desequilíbrio do próprio organismo ou do ambiente em que a planta se encontra. Isso pode ocorrer por diversos fatores como clima, umidade do ar elevada ou baixa e ainda o excesso ou a falta de irrigação, entre outros fatores.

Sempre que existe o desequilíbrio as pragas aparecem. Dessa forma é sempre importante estar atento a manutenção de suas culturas, para que elas não fiquem suscetíveis a doenças e pragas. Veja abaixo possíveis causas de pragas em sua plantação:

  • Descaso pelas medidas de controle;
  • Plantio de variedades suscetíveis ao ataque das pragas;
  • Falta de rotação de culturas nos agro ecossistemas;
  • Adubação desequilibrada (plantas mal nutridas são mais propensas ao ataque de pragas);
  • Uso errado dos praguicidas (dosagem, produto, época e metodologia inadequados).

Como controlá-las?

A melhor solução é sempre a prevenção, pois como se sabe o aparecimento de pragas é comum no plantio de qualquer tipo de planta. Porém aquelas que são cultivadas em ambientes favoráveis com uma irrigação e nutrição apropriadas reduzem drasticamente as chances de ficarem doentes ou serem atacadas por pragas.

Caso alguma parte de sua lavoura já tenha sido afetada, saiba que antes de aplicar qualquer produto, a retirada e limpeza da área afetada é a melhor opção. Também fique atento ao produto que irá escolher, ele tem de ter as propriedades corretas para aquele tipo de praga para ter efeito satisfatório.

Você pode escolher entre alguns métodos para combater as pragas de sua plantação. Sempre decida por aquele que esteja de acordo com seu tipo de plantio e que atenda suas necessidades. Veja abaixo alguns métodos:

  • Métodos culturais: Emprego de práticas agrícolas normalmente utilizadas no cultivo das plantas objetivando o controle de pragas.
  • Controle biológico: Ação de inimigos naturais na manutenção da densidade das pragas em nível inferior àquele que ocorreria na ausência desses inimigos naturais.
  • Controle químico: Aplicação de substâncias químicas que causam mortalidade no controle de pragas.
  • Controle mecânico: Uso de técnicas que possibilitem a eliminação direta das pragas.
  • Controle físico: Consiste no uso de métodos como fogo, drenagem, inundação, temperatura e radiação eletromagnética no controle de pragas.

Mesmo se livrando de uma praga outra pode tomar seu lugar rapidamente, por isso é importante que você siga as recomendações do MIP (Manejo Integrado de Pragas). Ele é um conjunto de boas práticas agrícolas que faz o monitoramento da população de insetos e combina métodos e estratégias de controle visando evitar o dano econômico.

O papel da irrigação no combate às pragas

Como falado anteriormente a irrigação exerce um papel importante no combate às pragas, pois ela oferece uma melhor eficácia no manejo de inseticidas e pesticidas. Seja por sistema de gotejamento, pivô central e aspersão, a irrigação pode quebrar as barreiras naturais das plantas facilmente, permitindo colocar os produtos mais no colo da planta e menos em suas folhas.

Ela ainda contribui para uma melhor eficácia dos pesticidas encontrados no mercado, além de reduzirem o custo com maquinário pesado ou o uso da aplicação aérea, pois ela utiliza a água como veículo para a aplicação.

Vimos como a irrigação correta pode ajudar no controle das pragas e entendemos melhor porque elas ocorrem. Tome cuidado com sua plantação contando com a ajuda dos melhores parceiros do mercado!

Continue acompanhando nosso blog para mais novidades!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *