Qualidade do solo: como a irrigação pode ajudar

Solo seco

Não é mistério para ninguém que uma boa produção a qualidade do solo é fator decisivo para uma boa colheita. E o principal cuidado que ajuda e até mesmo garante essa finalidade é justamente a irrigação.

Um solo bem irrigado é rico em nutrientes, provê um crescimento pleno e saudável para qualquer cultura e ajuda a resistir por diversas pragas e intempéries. Esse é o principal motivo pelo qual a qualidade do solo deve ser observada de perto.

Hoje, vamos te apresentar algumas características de um solo saudável e como a irrigação pode contribuir um para esse requisito. Prepare-se que o assunto é denso, mas ao final você estará pronto para implementá-lo em sua produção.

Qualidade do solo: Algumas características

Primeiramente, vamos abordar a formação do solo. Ele é composto, minimamente, de 3 tipos de compostos: Argila, Silte e Areia.

Esses compostos têm densidades diferentes, sendo a areia as partículas maiores e as de argila as menores. Entre cada um destes há um espaço que chamamos de poros do solo. Nele é onde se encontra a quantidade de água absorvida pela raiz.

A predominância de qualquer um destes determina o tipo de solo para plantio bem como a abundância ou não de água. Além, é claro, de determinar a passagem hídrica até o lençol freático.

Terrenos com mais partículas de areia tendem a permitir uma passagem quase que direta da água, pois os poros do solo são muito pequenos e não são capazes de retirá-la. Já solos muito argilosos tendem a ser mais barrosos, devido ao acúmulo de água nos poros.

Portanto, como podemos perceber, o solo ideal deve ter uma proporção harmônica entre esses três fatores. O tamanho desses poros deve ser intermediários, armazenando a quantidade correta e necessária de água.

Mas apenas lembrando, não só de água se faz um solo saudável. Precisamos ter um estudo detalhado deste para verificar as suas deficiências e para que as correções sejam feitas.

Mas o que influencia, também, a qualidade do solo é o clima. Esse fator é importante em face do congelamento ou da evaporação da água nestes poros. Mas o que garante esse equilíbrio todo? Veremos no próximo tópico.

Irrigação e qualidade do solo, o casamento perfeito

Respondendo, a pergunta anterior, prontamente, sim é a irrigação.

Um sistema de irrigação permite o controle da disponibilidade hídrica, pois em temperaturas quentes fornece a água necessária que é evaporada, e no inverno mantém a umidade elevada, evitando que os poros do solo congelam.

Por si só isso já seria uma grande qualidade. Mas, também, proporciona o controle da temperatura ideal da lavoura em climas quentes, e a possibilidade de utilizá-la para fertirrigação e manutenção de inseticidas e herbicidas, entre outros.

A irrigação permite, ainda, evitar a erosão do solo, pois mantém a quantidade de água necessária para deixá-lo úmido o suficiente. Além disso, com disponibilidade hídrica, facilita a passagem de nutrientes do solo até a raiz da planta.

São enormes as quantidades de benefícios, não é mesmo? Para melhorar ainda mais essa questão, vamos te propor uma solução inteligente. Clique aqui e conheça o magnífico carretel de irrigação!

Banner Blog 720x180 3