fbpx

Você sabe como calcular a sua margem de lucro para gado de corte?

Margem de lucro para gado de corte

Apesar de ser o correto, muitos produtores não sabem como calcular a margem de lucro do seu gado de corte. Essa desinformação se dá por dois motivos bem específicos: a cultura da geração passada ou a pura (e simples) desinformação.

Antigamente, era bem incomum o hábito de planejamento rural, principalmente relacionado ao financeiro. O processo era simples: compravam a quantidade de gado que julgavam adequada (ou de acordo com o que era feito na geração anterior) e tocavam até a fase de corte.

O outro fator, a falta de informação, ocorre apesar de a informação ser encontrada mais facilmente, hoje em dia. Ainda há certa resistência, principalmente dos produtores criados nos costumes antigos.

Mas, antes de prosseguirmos, é importante esclarecer que os fatores acima não são sinônimos de resultados negativos. Apenas estamos dizendo que há meios mais eficazes e que podem dar uma maior garantia ao processo produtivo e assertividade no lucro.

Ou seja, não existe uma metodologia 100% eficaz, vale aquela que melhor se aplica a sua realidade e capacidade de produção.

Como calcular a margem de lucro do gado de corte

Os três meios de calcular a margem de lucro do seu gado de corte, são:

  • 3% ao ano sobre o valor de sua terra disponível para pasto;
  • 10% sobre o valor médio do rebanho;
  • Lucro R$/@/ano.

👉 No primeiro caso, é bem simples. Na hora da venda do rebanho, sempre provisionar o seu lucro com base em 3% sobre o valor que vale a sua terra. Funciona como uma meta e referência na hora da venda.

👉 Quanto ao segundo e mais utilizado, baseia-se no cálculo de todos os gastos que teve com o processo de crescimento do rebanho, a sua compra e o abate, para então acrescentar um lucro de 10% sobre esse valor.

👉 O último também trata-se de uma meta. Nele, você estipulará o seu lucro com base no gasto por arroba por ano que você teve.

Apenas acrescentando, a escolha de qualquer um dos três cálculos vai depender do que é mais prático para você, de acordo com a sua capacidade total de produção.

Benefícios de calcular a margem de lucro do gado de corte

Há inúmeros benefícios ao saber calcular o valor de sua margem de lucro em relação ao gado de corte.

Dentre eles, podemos citar: a clareza na visão macro do seu negócio, identificar as oportunidades de crescimento e sua capacidade de produção.

Outro fator ligado ao cálculo é a defesa contra a volatilidade de preços do novilho, sendo um dos principais fatores da diminuição do lucro do pecuarista. Em virtude de diversos fatores, o preço vem se alterando com bastante frequência, afetando o lucro.

💡 Importante: em seu planejamento, deve haver uma verba destinada para controle de imprevistos, sejam eles climáticos, epidemiológicos ou até mesmo sobre a volatilidade de preços dos novilhos.

Conclusão

Saber como calcular a margem de lucro do gado de corte faz parte de um bom planejamento. Portanto, todos os detalhes são importantes para você ter um negócio próspero e sólido.

Gostou das nossas dicas?

👉 Então, agora temos outra dica bem importante para você, criador: pasto irrigado dá um bom retorno financeiro? Confira os benefícios e ganhos com a irrigação!