Diferimento de pastagem ou pastejo diferido: quais as vantagens dessa prática?

gado pastando.

Existem muitas técnicas no campo para garantir alimento para todo o gado durante todo o ano. Uma delas é o diferimento de pastagem, que ajuda a cuidar do solo e faz com que as forragens cresçam de forma nutritiva.

Mas, como ele funciona e quais as suas maiores vantagens? Hoje iremos te explicar mais sobre esse método e como a irrigação ajuda para o sucesso desse sistema. Acompanhe o artigo do blog da IRRIGAT e anote nossas dicas.

O que é diferimento de pastagem?

O diferimento de pastagem ou pastejo diferido é uma técnica que veda o pasto buscando reservar uma área para ser consumida pelos animais durante o período de seca.

Para que ela tenha efeito, é preciso saber que durante a época da estiagem, o produtor pode adotar duas atitudes:

  • Reduzir a taxa de lotação do gado, com a comercialização dos animais que estão em boa condição de mercado; ou
  • Armazenar forragem para os animais, conservando suas propriedades.

O pasto passa a ser submetido a um longo período de rebrota, podendo deixar as plantas altas e ocasionar tombamento e dificuldade para a desfolha. É importante lembrar que, se o diferimento da pastagem for realizado muito cedo, o pasto perde boa parte do seu valor nutricional.

Esse método requer muita atenção já que os riscos são grandes caso a vedação seja muito curta ou grossa.

Quando adotar essa técnica?

Para que o seu gado tenha uma alimentação rica nutricionalmente e que a pastagem alcance um bom desenvolvimento, você deve planejar o melhor período para iniciar o diferimento.

O momento do ano recomendado para começar a vedação é entre fevereiro e março, quando o pasto está maior e recuperado do período da seca. Com as chuvas ficando menos intensas, comece a vedação da área e monitore constantemente o espaço.

Porém, como cada região do Brasil possui temperatura e clima diferente, é importante saber qual o melhor momento do ano na sua localidade para iniciar a vedação

A área que terá o diferimento da pastagem precisa de manutenção, mesmo estando vedada. Além de estar isolada e sem ter animais, não é recomendado que a área tenha um grande acúmulo de massa, pois isso prejudica a forragem.

Melhores espécies de pasto para o diferimento

São muitos tipos de pasto considerados ótimos para o gado, mas não é todos eles que são recomendados para o diferimento. De acordo com o valor nutricional e benefícios para os animais, as melhores espécies de forragem são:

  • Brachiaria: Marandu, Xaraés, Piatã, Brachiaria decumbens, Brachiaria humidicola, Brachiaria ruziziensis.
  • Cynodon: Cynodon dactylon, Cynodon barberi Rangachari & Tadul, Cynodon radiatus, Cynodon incompletus Nees.

Posso usar a irrigação como apoio?

Como notamos, mesmo vedada, a forragem precisa de água para conseguir crescer de forma saudável e desenvolver os nutrientes necessários para os animais. A irrigação de pastagem é uma ótima maneira de conseguir controlar a hidratação da forragem.

Sem precisar depender da chuva para deixar a sua cultura verde e saudável, a IRRIGAT trabalha com o sistema de carretel de irrigação por aspersão. Ele simula a distribuição de água da chuva de maneira uniforme e é ótimo para quem quer realizar o diferimento de pastagem de forma completa.

Acesse o site da IRRIGAT, conheça nosso sistema de irrigação e escolha o melhor equipamento para o seu pasto!