Saiba os benefícios da irrigação com água da chuva no agronegócio

Imagem mostra uma irrigação com água da chuva

Conheça os benefícios da irrigação com água da chuva na agricultura

 

A água é fonte de vida para o planeta e, ainda assim, é utilizada de forma inconsciente. A escassez deste recurso já é uma realidade em muitos países, incluindo regiões brasileiras. Na agricultura, onde a demanda de consumo é grande, a irrigação com água da chuva é uma solução não só para combater o desperdício.

 

Aliás, o reaproveitamento de água da chuva pode trazer muitos benefícios  para os negócios  e para a rotina de toda a população, em diferentes áreas. Confira neste artigo como a água da chuva pode suprir necessidades e ajudar na irrigação de diferentes culturas. Boa leitura!

Por que captar água da chuva?

Para a agricultura, a captação de água da chuva é uma importante alternativa para a irrigação do plantio. Essa prática permite evitar o desperdício dos mananciais naturais; minimizar o problema de estiagens severas em épocas do ano; e garantir a sustentabilidade do planeta. 

 

Além disso, a captação de água da chuva para irrigação traz vantagens econômicas para os negócios: reduz consideravelmente os custos de abastecimento; aumenta a produtividade; diminui a sazonalidade de alimentos; e promove a segurança hídrica em tempos de racionamento.

A água da chuva é limpa e pode ser consumida?

De modo geral, a qualidade da água da chuva é boa, justamente porque passa por um processo de “filtragem natural” antes de cair na forma de chuva. Esse processo faz parte do ciclo hidrológico que envolve as etapas de evaporação, de condensação e de precipitação.

 

Contudo, quando as gotículas de chuva se formam, elas reúnem um pouco de tudo o que está na atmosfera – desde água até partículas sólidas e gases que ficam em suspensão. Por este motivo e dependendo das atenuantes geográficas, a água da chuva pode apresentar diferentes poluentes e componentes.

 

Em zonas rurais, por exemplo, a chuva costuma ser rica em cálcio e potássio vindos do solo. No litoral, os temporais devolvem o sódio que evaporou com o sal da água do mar. Já nos centros urbanos, a situação é ainda mais crítica, com a existência de substâncias tóxicas e poluentes, como ácidos, fuligem, bactérias e outros. 

 

Para evitar qualquer tipo de risco, mesmo nas atividades de irrigação com água da chuva, recomenda-se a aplicação do tratamento do líquido, a fim de torná-lo próprio para diversos meios. Esse cuidado irá evitar não só danos à saúde humana, por exemplo, mas garantirá a qualidade do plantio.

Como realizar a irrigação com água da chuva?

Tão importante quanto saber como coletar a água da chuva é aprender como armazená-la para impedir sua contaminação e usá-la. Para a irrigação com água da chuva, é preciso implantar algumas instalações, considerando as características do local.

 

Investir em um sistema de captação, que colete a água dos telhados, é o primeiro passo a ser dado. A seguir, confira ideias para reutilizar água da chuva de modo econômico e otimizar a irrigação. 

Sistema de captação

Para captar a água da chuva podem ser utilizados os telhados das construções existentes na propriedade. A água deve ser conduzida pelas calhas até um reservatório. Assim, a água captada é posteriormente bombeada para as áreas de aplicação.

Filtros para reter impurezas

Qualquer que sejam os tipos de captação de água da chuva, o importante é saber que a água deve passar por um sistema simples de filtragem grosseira. Um jogo de telas de diferentes tamanhos é suficiente para reter impurezas e sujeiras presentes na água.

Reservatório próprio

Em suma, é importante a instalação ou construção de um reservatório próprio, para receber e armazenar a água captada da chuva de forma adequada, com segurança e proteção.

Carreteis de irrigação

Após toda etapa e cuidado com o armazenamento da água da chuva, é possível aproveitar o material coletado com carreteis de irrigação, que fazem o trabalho de maneira automática e com qualidade, dispersando a água de maneira uniforme nas áreas que serão tratadas. 

Como utilizar a água da chuva na agricultura para além da irrigação?

A água da chuva pode ser aproveitada de diferentes formas e para diversos fins em uma propriedade rural. Além da utilização da água para irrigação de lavouras, outras práticas de rotina podem ser otimizadas. Conheça atividades que podem ser beneficiadas com o recurso natural, para além da irrigação com água da chuva.

Tratamento de animais

A coleta da água da chuva pode ajudar no processo de higienização e hidratação dos animais. Porém, vale lembrar que para essas finalidades, é necessário submeter o recurso a um tratamento especial e monitorar a qualidade da água continuamente.

Lavagem de máquinas agrícolas

Máquinas agrícolas e seus implementos, normalmente, retornam do campo muito sujos, pela própria natureza do trabalho. Sua lavagem pode ser perfeitamente realizada com a água da chuva captada.

Lavagem de instalações

A produção agrícola conta com instalações que requerem limpeza periódica, algumas até diária. Áreas mais cimentadas podem ser limpas de forma consciente. A lavagem das áreas de serviço, pátios e calçadas da residência também constituem um bom aproveitamento da água na agricultura.

Conheça os sistemas de irrigação Irrigat

Gostou do conteúdo e deseja obter ainda mais informações sobre irrigação com água da chuva atrelados a sistemas econômicos e eficientes de carretéis? Entre em contato com um especialista da Irrigat e descubra a chave para o aumento da sua produtividade e garantia de lucro o ano inteiro. 

Banner Blog 720x180 3