Água de nascentes naturais: alternativa sustentável para irrigação em propriedades rurais

Águas de nascentes naturais

A água é o elemento mais importante para a vida no campo, tendo uma função essencial para produção de diferentes frutas, forragens e plantações no geral. Podendo ser captada pela água da chuva, em algumas propriedades há ainda a possibilidade de usar a água de nascentes para a irrigação.

No entanto, para usar essa água é necessário cuidados e autorizações especiais. Para saber mais sobre esse tipo de irrigação, confira nosso artigo que pontua tudo o que você precisa saber para usar a sua nascente na plantação. Boa leitura!

Conhecendo sobre as nascentes de água

As nascentes de água são regiões em que acontece a elevação de águas subterrâneas, responsáveis pela formação de riachos, que dão origem aos rios e assim sucessivamente. Por liberarem água pura, as nascentes são de grande valor e necessitam de cuidados e são também protegidas por leis.

Principais desafios e riscos do uso da água de nascentes naturais

Para que a nascente seja manuseada da melhor forma possível, é ideal manter todos os cuidados redobrados. Afinal, essa é uma fonte de água limpa que pode ser facilmente prejudicada de forma irreversível com contaminação por partículas de solo ou de matéria orgânica.

Para sua utilização em propriedades rurais é preciso adotar algumas medidas protetivas, como:

  • Conservação do solo e da água, podendo haver o plantio de vegetação para proteção da área;
  • Evitar o uso de defensivos e pesticidas para não contaminar o solo e, consequentemente, a água;
  • Fechamento da nascentes por cercas em um raio de 30 a 50 metros, evitando a passagem de animais e o pisoteio do solo;
  • Enriquecimento da vegetação nativa;
  • Construção de fossas para evitar que o esgoto se misture com a água da nascente, entre outros.

Caso a sua nascente esteja abandonada e degradada, é preciso fazer o resgate desse manancial. Esse processo deve ser feito por técnicos e especialistas nesses tipos de projeto, fazendo a limpeza do local, planejamento dos processos, instalação do reservatório, entre outros pontos.

Com as ações certas, é possível ter uma grande economia e aproveitar mais de 40 mil litros de água por dia para fornecer ao gado e à plantação. Inclusive, durante épocas de crises hídricas, essa fonte de água potável é a salvação para muitos agricultores.

Processo de regularização do uso dessa de água e obrigações legais

Quando se tem uma nascente de água que será usada na propriedade, independente do tamanho da propriedade, é necessário que haja a autorização do Estado ou da União para fazer a captação desse recurso.

O pedido pode variar de acordo com o Estado e extensão do manancial, mas passa pelo governo para que o órgão consiga ter dados sobre as bacias d’água, fazendo a gestão de seu uso.

No caso da irrigação de propriedade e uso com o gado, esse tipo de autorização é chamada de “uso insignificante da água”, necessitando de renovação a cada dois anos. Esse cadastramento ajuda também em momentos de crise, evitando prejuízos para a região.

Como a água de nascentes naturais é utilizada na irrigação?

Irrigação feita com o sistema Irrigat
Fonte: Irrigat

Essa água, mediante a autorização, pode ser usada para diversas funções dentro da propriedade rural. Mas, para que ela seja utilizada de maneira mais completa e sem que se perca no caminho, a irrigação por carretel de aspersão é a melhor escolha.

Aqui na Irrigat você encontra equipamentos completos para a irrigação de seu plantio que se adaptam a quantidade de hectares presente em sua fazenda. Ideal para pequenos e médios produtores, venha conhecer mais nossos modelos e garanta o aumento da produtividade com a Irrigat!

Banner Blog 720x180 3