Pastagem irrigada para gado leiteiro

Homem agachado tirando leite de uma vaca

O gado leiteiro é uma excelente fonte de negócios para diversas fazendas em diferentes regiões do Brasil. Para ter uma produtividade de leite alta, as vacas precisam consumir tipos de pasto nutritivos, bem cuidados e irrigados corretamente.

Mas, como deixar a pastagem irrigada para gado leiteiro adequadamente? Quais os maiores benefícios dessa prática para os animais e toda a sua propriedade? Venha saber mais sobre todos esses detalhes e adicionar um sistema de irrigação na sua pastagem hoje mesmo!

Porque irrigar a pastagem do gado leiteiro

Algumas propriedades brasileiras têm como prioridade o cuidado com o gado leiteiro. Com isso, dentro de todas as precauções e necessidades, a alimentação é um dos pontos mais importantes para que os animais fiquem saudáveis.

A forragem é um dos alimentos mais ricos nutricionalmente, pois existem diversos tipos de pasto que são essenciais para a dieta das vacas leiteiras. Assim, esse tipo de pasto proporciona uma alimentação balanceada, que deixa a saúde dos animais mais forte.

Dentro disso, para que as culturas se desenvolvam e cresçam, a água é a maior aliada dos produtores. Os períodos de chuva podem até ajudar a deixar a terra hidratada, porém, a melhor alternativa para o cultivo de pastagens e outros tipos de plantas é a utilização da irrigação.

Benefícios da irrigação e como isso se reflete na alimentação

Com a irrigação no pasto, você como proprietário possui mais produtividade de forragem, garantindo o alimento para o gado leiteiro durante todo o ano. Com mais liberdade, é possível realizar a semeadura em diferentes épocas do ano e aproveitar todo o espaço disponível para plantação.

Outros benefícios de irrigar o pasto são:

  • Maior retorno, já que possui mais forragem disponível;
  • Não sofrer impacto no desenvolvimento do pasto durante os períodos secos e de estiagem;
  • Possibilidade da adubação em qualquer período;
  • Redução de custos da produção;
  • Diminuição do uso de suplementos alimentares para o gado leiteiro;
  • Alimentação do gado por pasto durante todo o ano. 

A criação extensiva, que é o uso apenas da pastagem natural como alimentação do gado, é muito mais sustentável. Com um ótimo custo-benefício, ela faz o gado depender menos de outras substâncias para ficar forte e com a saúde em dia, o que também é refletido na qualidade do leite e sua comercialização.

Produtividade aliada a irrigação

Com a irrigação, é você que manda quando, quanto e onde a água alcançar e ajudar a desenvolver as sementes. Para deixar ainda mais simples o processo de levar água no pasto para o gado leiteiro, conte com a IRRIGAT!

Desenvolvemos equipamentos para irrigação de pequenos e médios produtores, sendo nossa principal tecnologia o carretel de irrigação que leva água por aspersão. Essa técnica simula a chuva e consegue irrigar uniformemente diferentes espaços da pastagem.

Acesse nosso site e saiba mais sobre os produtos para irrigação assinados pela IRRIGAT!

 

Banner Blog 720x180 3