fbpx

Sustentabilidade agro: saiba como economizar água na agricultura

saiba como economizar água na agricultura

As tecnologias de irrigação são amplamente utilizadas no campo para diminuir os impactos das secas prolongadas e garantir produtividade. Apesar da importância, esse processo pode acarretar o desperdício hídrico. Mas afinal, é possível economizar água na agricultura?

Sim, é possível! O consumo de água pela agricultura, sobretudo na irrigação, é alto se comparado a outros setores. No entanto, há formas de fazer o uso eficiente desse recurso gerando economia de dinheiro com contas de água e energia elétrica. 

A seguir, entenda melhor a relação entre o uso da água e a agricultura.

Por que economizar água na agricultura? 

O Brasil tem passado por longos períodos de crise hídrica nos últimos anos. Em 2021, com a falta de chuva nos reservatórios causada pela seca prolongada, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) chegou a emitir alertas informando que o país poderia sofrer racionamento e até mesmo apagão de energia elétrica. 

Segundo a Organização para a Alimentação e Agricultura (FAO), a disponibilidade de recursos de água doce por pessoa diminuiu em mais de 20% durante as duas últimas décadas em todo o mundo. 

Devido à preocupação quanto à escassez de água doce, diversos setores econômicos passaram a alterar os processos produtivos em busca de modelos mais sustentáveis. Tratando-se das atividade do campo, a tecnologia agro passou a olhar a necessidade de economizar água com uma maior atenção. 

De acordo com a FAO, a agricultura é responsável por 70% das retirada de água doce do mundo. Esse dado não significa que o agro é o setor que mais desperdiça, mas serve para que os envolvidos adotem modelos sustentáveis de produção. 

Saiba como economizar água na agricultura 

Independentemente do tamanho da plantação ou do tipo de cultivo, é possível fazer um uso racional e eficiente dos recursos hídricos. A seguir, saiba como podemos economizar água na agricultura.

1 – Armazenar água da chuva 

A chuva natural é o melhor método de irrigação agrícola, e é cada vez mais comum que agricultores aproveitem esse recurso em prol da lavoura. Com o devido tratamento, a água da chuva pode ser utilizada para irrigação de diversos cultivos alimentícios. 

Por meio de dados pluviométricos e instalação de um sistema de captação eficiente, é possível armazenar água da chuva e utilizá-la nos períodos de escassez. Entre os sistemas, pode-se utilizar cisternas, reservatórios e a técnica de terraceamento, que além de captar água evita a erosão do solo. 

2 – Investir em técnicas de irrigação sustentáveis 

A irrigação por aspersão e gotejamento são as mais recomendadas para o produtor que deseja economizar água na agricultura.

Uma alternativa para o produtor é escolher um sistema de irrigação que economize água e energia, capaz de irrigar a lavoura no tempo e na quantidade certa de água, além de interromper a rega no tempo previamente programado. 

Outro ponto essencial para economizar água na agricultura é realizar o cálculo do volume de água e do tempo de irrigação. Para o cálculo, o produtor deverá medir a chuva e a temperatura na área de cultivo.

Além da redução da utilização de água na lavoura, essas ações garantem que a planta seja regada de forma eficiente, garantindo, assim, uma colheita produtiva e de qualidade. 

3 – Realizar vistorias e manutenções nos sistemas de irrigação 

Por causa da rotina corrida de trabalho no campo, os funcionários podem não se atentar ao consumo anormal de água na plantação, causado por vazamentos ou má instalação dos equipamentos. 

Por isso, a realização de vistorias constantes nos sistemas de irrigação usados na lavoura  é essencial para verificar se há vazamentos nas tubulações de água. Assim que identificar algum dano nos equipamentos, o agricultor deve fazer as manutenções necessárias.

4 – Fazer o reuso da água 

O reuso da água é amplamente adotado nos centros urbanos e em vários setores da economia. Essa prática sustentável e eficaz de gerenciamento hídrico também pode ser adaptada para economizar água na agricultura. 

Nesse sentido, o produtor agrícola pode utilizar sistemas de captação para obter água imprópria para consumo humano, mas que pode ser utilizada para a irrigação.  Em alguns casos é possível reutilizar a água usada nas residências. 

Entretanto, é importante ter atenção quanto à qualidade e à destinação do reuso, pois alguns cultivos voltados para a alimentação não podem receber água de má qualidade. Por outro lado, as produções agrícolas que são altamente processadas podem ser irrigadas com água de reuso.  

5 – Instalar telas de sombreamento na plantação 

A incidência dos raios solares durante os períodos mais quentes do ano causa ressecamento na planta e, consequentemente, o agricultor terá que aumentar a irrigação para deixar o solo úmido e repor a hidratação das plantas. 

Por isso, uma alternativa para economizar água na agricultura e evitar prejuízos na lavoura por queimaduras solares é a instalação de telas de sombreamento, conhecidas como sombrites. 

Produzida com material leve, a tela de sombreamento é ideal para lavouras de pequeno e médio porte, além de cultivos sensíveis à luz solar, como cogumelo, tomate, laranja e hortaliças. Além de economizar água na agricultura, a tela protege a produção do ataque de insetos.  

Como você viu, é importante contar com sistemas que facilitam o manejo da irrigação. A seguir, conheça as soluções IRRIGAT para quem deseja economizar água na lavoura. 

Conheça a IRRIGAT 

Atuamos desde 1986 no mercado de soluções agropecuárias, com equipamentos que facilitam a vida do agricultor.  Oferecemos sistemas completos de irrigação por carretel e fertirrigação, nos quais o produtor pode fazer o manejo de irrigação eficiente, escolhendo quando e onde irrigar. 

O IRRIGAT é um sistema de irrigação por aspersão voltado para irrigação de plantações de até 12 hectares. O sistema do equipamento é inteligente, permitindo que a mangueira seja recolhida automaticamente após o término da rega, economizando o tempo de trabalho na lavoura. 

Para os pequenos agricultores, oferecemos o IRRIGATINHO, que realiza irrigação em plantações de até cinco hectares.  Assim com o outro modelo, a mangueira é recolhida automaticamente, e se adapta a todo tipo de solo.

Para deixar o trabalho na lavoura ainda mais eficiente, temos no nosso catálogo o ECOIRRIGAT, sistema completo de fertirrigação voltado para áreas de 3 a 20 hectares. Os três produtos podem ser usados em qualquer tipo de cultivo. 

Entre em contato conosco e solicite um orçamento de um dos nossos equipamentos IRRIGAT.