Uma boa irrigação, assim como a adubação correta, são fatores essenciais para uma produção de qualidade. Para realizar essas duas atividades ao mesmo tempo, o setor agrícola tem utilizado há alguns anos o sistema de fertirrigação, que distribui água e fertilizante na mesma aplicação.

Os sistemas de fertirrigação têm se mostrado eficientes para a produção agrícola e prometem otimizar o trabalho no campo e recursos, além de aumentar a produtividade e gerar economia de dinheiro, material e mão de obra.

Além das vantagens de adubar o solo com facilidade, esse sistema serve para complementar a chuva natural, sobretudo em épocas de estiagem ou em regiões de clima seco. Para uma boa safra, o agricultor precisa estar preparado para os períodos em que a chuva não acontece como o desejável.

O que é fertirrigação?

A fertirrigação é uma técnica de adubação que mistura o fertilizante à água de irrigação para nutrir o solo e garantir produção agrícola de qualidade. Além do adubo, também podem ser utilizados inseticidas e herbicidas para combater as pragas nas lavouras. Essa técnica pode ser usada em qualquer tipo de solo.

Nessa técnica, o fertilizante é diluído na água para fornecer os nutrientes na medida certa para o solo e para o cultivo. Para isso, é feito um balanceamento do PH do solo da lavoura, para, assim, dosar a quantidade correta do adubo para fertirrigação.

Quais as vantagens da fertirrigação?

O sistema de fertirrigação proporciona várias vantagens para a lavoura e para o agricultor, entre eles o uso eficiente do fertilizante na lavoura, pois o adubo é aplicado na quantidade e no momento certo, o que evita desperdício de produto.

Como o sistema de fertirrigação pode cobrir grandes áreas de plantio, essa técnica reduz a necessidade de mão-de-obra. Além disso, o trânsito de maquinário na lavoura para aplicação de fertilizante ou esterco é reduzido, evitando que o solo sofra danos causados pelo peso desses equipamentos.

Além do mais, o agricultor tem menores chances de sofrer perdas da produção por lixiviação (excesso de minerais no solo). Isso porque o cálculo de fertirrigação define a quantidade de adubo correto para a área, o que reduz o excesso de produtos químicos na lavoura.

No fim das contas, todas essas vantagens vão gerar economia de tempo e dinheiro ao agricultor. Assim, os esforços podem ser direcionados para outras tarefas importantes para uma excelente colheita.

Sistema de fertirrigação ECOIRRIGAT

Componentes do ECOIRRIGAT

Conheça a IRRIGAT

Garanta seu sistema de fertirrigação ECOIRRIGAT

Mapeamento do seu terreno