Manutenção da irrigação: um checklist para quem usa carreteis de irrigação

Manutenção da irrigação

Os carreteis de irrigação são ótimos para aumentar a produtividade do campo e fazer com o que os agricultores de pequeno e médio porte dependam menos da chuva. Mesmo sendo um equipamento com longa vida útil, é importante estar atento à manutenção da irrigação para garantir que seu maquinário funcione perfeitamente.

Confira nosso checklist para que seu aparelho de irrigação não te deixe no te prejuízo em um momento de necessidade. Acompanhe, anote nossas dicas e tenha uma excelente leitura!

Agora, os 4 Itens que merecem a sua atenção:

1 – Veja o estado geral do carretel e verifique o engate e o eixo

Com o passar dos anos e da intensidade do uso, é natural que apareçam algumas marcas do tempo, por isso, a primeira dica que temos para manutenção é verificar o estado do carretel.

Rachaduras e corrosões não devem ser vistas como algo normal, mesmo que você tenha o seu equipamento há muito tempo e faça o seu uso diário. Verifique também se há danos visíveis na estrutura do seu carretel, pois dependendo da avaria, ela pode danificar algo mecânico de seu equipamento.

Passando para partes mais específicas para a manutenção da irrigação, olhe regularmente o engate do carretel, incluindo o pino de engate e o gancho, além do desgaste do eixo. Essa é uma parte essencial já que é responsável por puxar o carretel, influenciando também sua performance na irrigação, observando se há desgaste excessivo ou outros danos.

2 – Fique atento ao enrolador de molas e o aspersor

O enrolador de molas são essenciais para o enrolamento automático da mangueira e, para isso, ela precisa estar em bom estado e funcionando corretamente. Assim, seu maquinário de irrigação consegue entregar tudo o que você precisa.

Outra parte importante é manter o aspersor limpo e desobstruído, assim a água consegue sair de forma mais tranquila e uniforme, atingindo de forma plena toda a extensão do seu cultivo.

3 – Olhe as conexões hidráulicas e extensão da mangueira

Um dos problemas que podem ser prevenidos e evitados com a manutenção do seu equipamento de irrigação é o vazamento de água durante o caminho entre o reservatório e o aspersor.

Isso pode acontecer por conta das conexões hidráulicas, que podem estar frouxas e mal colocadas, mas também por algum dano na mangueira. Verifique regularmente se há rachaduras e até alguma perfuração em toda a sua extensão.

4 – Não esqueça de avaliar o estado dos pneus

Como deu para perceber, esse é um equipamento bastante robusto com muitas partes pequenas que merecem atenção especial. Uma dessas partes é a das rodas, que tem um desgaste considerável, dependendo também do tipo de solo que ela tem contato e quantidade de uso.

Verifique os pneus, tanto em relação a algum possível dano e também no seu enchimento, se tem quantidade de ar suficiente para rodar suavemente.

Como funciona a manutenção do Irrigat?

A manutenção da irrigação da Irrigat é extremamente simples, podendo ser feita por você mesmo, diretamente de sua propriedade. Buscamos sempre ajudar a vida de nossos parceiros, mantendo um estoque de peças sempre cheio para que, caso você precise, receba a parte que precisa o mais rápido possível.

Temos também um suporte técnico disponível para te ajudar em todos os momentos.

Para saber mais sobre nossa manutenção, assista esse vídeo curto presente no nosso canal no Youtube em que contamos em detalhes sobre os processos de manutenção do seu equipamento de irrigação Irrigat!

Banner Blog 720x180 3