5 práticas para o cultivo de fumo ser mais produtivo

Cultivo de fumo

O fumo é um dos cultivos mais populares no território brasileiro, dividindo o espaço com diferentes culturas de frutas e vegetais. Apesar do país estar na terceira posição no ranking dos seis maiores produtores mundiais de fumo em folha segundo a ONU, essa produção precisa de cuidados específicos para o seu sucesso.

Separamos 5 práticas que deixarão o cultivo de fumo muito mais produtivo e completo em sua propriedade. Acompanhe nossas dicas e tenha uma boa leitura!

1 – Seleção do terreno

Para o cultivo de fumo, é importante escolher um terreno com solo bem drenado e com boa capacidade de retenção de água e nutrientes. A exposição solar e a topografia do terreno também são fatores que devem ser considerados para o plantio dessa folha.

2 – Preparação do solo

Antes do plantio de fumo, além de ter um terreno com um solo fértil, ele deve ser arado e nivelado antes de receber a semente. Assim, é mais seguro garantir uma boa penetração de água e ar para o desenvolvimento saudável da planta. A adição de matéria orgânica e corretivos é bem-vinda e pode ajudar a melhorar a fertilidade e a textura do solo.

3 – Escolha das variedades

Existem diversas variedades de fumo disponíveis no mercado, cada uma com características específicas de aroma, sabor e resistência a doenças. Por essa versatilidade de espécies, verifique qual se adequa melhor às condições do local de plantio e às necessidades do mercado, certificando um retorno do seu investimento.

4 – Plantio

O plantio e cultivo do fumo pode ser realizado por meio de sementes ou mudas. Mas, não se esqueça de fornecer a profundidade adequada de plantio, dando espaço para que a planta se desenvolva. Mantenha também a umidade do solo em dia durante todo o processo de germinação e crescimento das plantas.

5 – Manejo da irrigação

Para que tudo ocorra de forma segura e que você alcance o resultado esperado, usar a irrigação é uma ótima maneira de levar os nutrientes essenciais para as sementes ou mudas.

Porém, a irrigação deve ser feita de forma controlada, evitando tanto a falta como o excesso de água. A frequência e a quantidade de água devem ser ajustadas de acordo com a fase de desenvolvimento das plantas, espécie e as condições climáticas no ambiente de cultivo.

Irrigação para o cultivo do fumo é na IRRIGAT!

A irrigação é uma grande salvação para quem não quer depender da chuva para o sucesso de seu manejo. Com um sistema simples, é possível irrigar diferentes plantações, cultivando muito mais e aumentar a produtividade para um resultado positivo o ano todo.

Aqui na Irrigat conseguimos entregar um equipamento de qualidade, de simples instalação que pode mudar a vida dos agricultores. O nosso sistema de irrigação por carretel é ideal para pequenos e médios produtores, das mais variadas regiões do Brasil.

A IRRIGAT também conta com uma equipe de especialistas que pode ajudar em todos os processos para adquirir seu equipamento conosco, tirando dúvidas e acompanhando todas as etapas da sua entrega e instalação.

Banner Blog 720x180 3