fbpx

Tipos de solo para plantio e como identificar o seu

Solo de plantio com por do sol ao fundo.

Entender os tipos de solo para plantio é essencial para o desenvolvimento correto da sua plantação. Assim, é possível aproveitar ao máximo as propriedades da terra, inclusive para ajudar na escolha da cultura ideal que será cultivada.

Com isso, mesmo com outros fatores que interferem no cultivo de diversas culturas, como o clima e a geolocalização, é possível se adaptar a estes com técnicas simples que aproveitam as melhores condições do solo, como a irrigação.

Tipos de solo e suas cores

Para começar, com relação à cor, a maior parte dos solos pode ser classificada em 3 tipo:

  • avermelhados e amarelos: forte presença de óxido e ferro;
  • escuros: maior presença de materiais orgânicos;
  • claros: menor presença de materiais orgânicos.

Já quando o assunto é textura, os solos são classificados como:

  • arenoso: retém pouca água e nutrientes, pois possui grandes poros, facilitando o escoamento da água;
  • argiloso: retém mais água e nutrientes (cálcio, potássio, ferro);
  • orgânico: é composto de materiais orgânicos em processo de decomposição, além de areia e argila.

Assim, é possível identificar de forma mais simples algumas propriedades do seu solo, entretanto, é importante estar atento às singularidades e variações que existem dentro destas classificações.

Os solos mais comuns no Brasil

No Brasil, por conta do clima tropical, a grande extensão territorial e os diferentes tipos de biomas, os solos podem variar muito de uma região para outra. Os mais comuns são:

Argissolo

O argissolo é conhecido por apresentar maior teor de argila nas camadas superficiais em relação aos superficiais. Sua cor pode variar de acinzentada a avermelhada, sendo as tonalidades amarelas e vermelhas as mais comuns.

Podem ser encontrados em praticamente todas as regiões brasileiras e representam aproximadamente 24% da superfície do País.

Latossolo

O latossolo apresenta textura argilosa e pode ter estrutura de grãos, tendo cores que variam do vermelho ao amarelo. Este é o tipo de solo mais presente no Brasil, ocupando aproximadamente 39% da área total do país e sendo distribuído praticamente por todo o território nacional.

Cambissolo

Os solos conhecidos como cambissolo são aqueles que compreendem solos em fases iniciais de desenvolvimento. Estes apresentam pouca diferenciação das camadas, principalmente pela cor e estrutura.

Ocupam cerca de 2,5% do território brasileiro e são distribuídos amplamente por todo país.

Neossolo

São solos mais jovens que se desenvolvem por consequência de reduzida ação dos fatores de formação. Eles são constituídos por material mineral ou por material orgânico e podem ser encontrados em aproximadamente 15% do território brasileiro.

Importância da irrigação para qualquer tipo de solo

Além de entender os tipos de solos para plantio e como identificar o seu, é importante estar atento às formas de lidar com fatores climáticos e geográficos que possam interferir na eficácia da sua produção.

Por isso, entender o papel da irrigação no desenvolvimento da agropecuária é um fator-chave, principalmente para não ter perdas em períodos como o de seca. Para entender mais sobre o assunto, leia sobre o período de seca e dicas para não ter perdas nesse período do ano.

E agora que você já sabe quais são os tipos de solo para plantio e como identificar o seu é essencial que você entenda melhor como manejá-lo. E para isso, você sempre pode contar com a IRRIGAT!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *