fbpx

Solo produtivo: 6 cuidados e dicas para aplicar em sua propriedade

Solo produtivo

Um solo produtivo é a base para qualquer tipo de plantio. Com ele, temos um desenvolvimento estável e rico em nutrientes, a fim de tornar o pasto melhor e/ou gerar uma colheita satisfatória.

O clima brasileiro, por si só, já tem grande contribuição, pois é um ambiente propício para o crescimento da maioria das culturas. Mas, para um solo ser produtivo, necessita mais que isso.

A partir daqui vamos apresentar algumas ideias que irão contribuir para tornar seu solo perfeito para qualquer atividade.

Fertilidade do solo x produtividade do solo

Antes de adentrar nas dicas, é importante fazer uma pequena distinção. Apesar de parecer estranho, há uma diferença conceitual grande entre um solo fértil e um solo produtivo.

Para você entender melhor e resumidamente, um solo fértil é aquele que possui todos os nutrientes necessários e de maneira equilibrada, proporcionando um crescimento saudável para a planta, em condições ideais de clima.

Já um solo produtivo, é um solo fértil que tem todas as condições externas favoráveis para proporcionar o desenvolvimento da cultura, como por exemplo: clima favorável, ausência de toxinas, entre outros.

Por isso, é muito importante distinguir um do outro, porque muitas vezes, a depender da cultura em questão, você pode ter um solo perfeito para o cultivo, mas não tem o clima adequado para aquele tipo de planta.

Este fato merece muita atenção, pois as dicas a seguir irão ajudar a tornar o seu solo mais fértil, mas o mesmo só será produtivo se a cultura certa for semeada no período e da maneira correta.

6 cuidados para tornar seu solo mais produtivo

Vamos às dicas que podem ajudar a tornar o solo da sua propriedade mais produtivo:

1 – Irrigação

Aqui encontramos um fator primordial. Por mais que o solo seja produtivo, a quantidade de água a ser fornecida à semente é o fator preponderante para a saúde da cultura.

Além disso, é uma forma de não depender sempre das chuvas para que o seu solo tenha a quantidade de água necessária para se manter produtivo, evitando os desastres causados por uma seca — por exemplo, a dureza, a falta de microorganismos que ajudam na fertilidade do solo, entre outros fatores.

👉 Veja essa dica sobre como a irrigação pode aumentar a produtividade em geral!

2 – Calagem

Essencial para a correção de Ph e diminuição da acidez do solo, é uma ferramenta interessante a ser utilizada em solos com desequilíbrio de minerais. Além de proporcionar um aumento da famosa CTC (Capacidade de Troca Catiônica).

👉 Saiba mais sobre a calagem e seus benefícios, aqui!

3 – Adubação

Um solo rico em nutrientes e minerais é a garantia e certeza que o resultado almejado será atingido. Para tanto, apostar em adubação é a decisão mais indicada.

Se o solo está com carência desses aspectos, a utilização da adubação verde é o meio mais eficaz e barato para adequar o solo e proporcionar sua produtividade.

👉 Além disso, para criadores, os dejetos de animais são opções de adubação. Entenda!

4 – Maquinário adequado

Dependendo do cultivo, o maquinário inadequado pode prejudicar o processo de desenvolvimento da planta, pois a mesma será afetada indiretamente por ele.

Por isso, um estudo do tipo de solo para tomar a decisão do melhor maquinário a ser utilizado, é a decisão correta a ser tomada.

5 – Controle de erosão

Este é um dos problemas mais recorrentes em muitas lavouras. Infelizmente, a erosão é o fator externo que prejudica o desenvolvimento do plantio. Muitas vezes, apostar em uma cobertura vegetal é uma solução inteligentemente viável para contornar o problema.

👉 Veja essas dicas para evitar a erosão no solo dos seus cultivos!

6 – Manejo

Este ponto merece atenção. Um manejo consciente e preciso é a garantia de um plantio que trará bons frutos. Alguns exemplos referentes a essa prática: dar o devido descanso à terra antes da semeadura, assim como a utilização de minhocas para fertilização do terreno.

👉 Conheça o manejo da irrigação e sua importância na produtividade!

Conclusão

Observando estes pontos e colocando-os em prática com moderação — sem excessos ou escassez — o solo será muito fértil e produtivo.

Gostou dessa dica? Tem muitas outras no site da IRRIGAT! Nos acompanhe e tire todas as suas dúvidas!