fbpx

Saiba mais sobre fertirrigação por aspersão | Irrigat

Saiba mais sobre fertirrigação por aspersão

A adubação e a fertilização são importantes para uma colheita lucrativa e de qualidade. Para otimizar essas duas atividades tão vitais para a lavoura, os produtores agrícolas utilizam um sistema chamado de fertirrigação.

Essa técnica permite que a plantação receba a quantidade ideal de água e adubo para crescer de forma saudável. Entre os modelos de fertirrigação disponíveis no mercado, está o sistema por aspersão, excelente para os agricultores que desejam rapidez, diminuição dos custos e aumento da produtividade na lavoura.

 

Você não sabe o que é fertirrigação por aspersão? Continue a leitura deste post e entenda porque adquirir esse sistema para a sua produção agrícola. 

O que é fertirrigação por aspersão?

A fertirrigação é uma técnica utilizada no campo para irrigar e fertilizar a lavoura com apenas um equipamento. A fertirrigação por aspersão é feita por meio de um sistema que utiliza um aspersor para simular a chuva natural.

Nesse sistema, a água é jogada para o ar, em formato de jato, transformando–se em pequenas gotas. O adubo para fertirrigação por aspersão pode ser líquido ou sólido, no formato químico ou natural, desde que possa ser diluído em água. 

Uma das vantagens desse sistema é a possibilidade de reaproveitar resíduos e dejetos naturais suínos, bovinos e aviários, o que diminui os custos com a compra de produtos químicos. 

Independentemente do tipo de adubo, alguns pontos devem ser considerados na escolha do melhor fertilizante para o sistema de fertirrigação para não haver perda de produção ou dano do equipamento. Entre eles, estão: a solubilidade, a concentração, a densidade e a acidez do fertilizante.

Como fazer fertirrigação por aspersão?

Primeiro, o agricultor deve procurar uma empresa que forneça e instale esse tipo de equipamento. A partir daí, será feita a medição da área para adequar o sistema ao tamanho e às condições de topografia do terreno. 

O equipamento usado para fazer a fertirrigação por aspersão conta com carretel enrolador, carro aspersor, mangueira, conexões e uma motobomba. O fertilizante é colocado no tanque e misturado com a água da irrigação

A água com o fertilizante é levada até o carretel enrolador e a mangueira, em que o aspersor realiza a fertirrigação. Como esse sistema é inteligente, o recolhimento da mangueira é automático, à medida em que área é fertirrigada. 

Além disso, a fertirrigação por aspersão é de fácil manejo, dispensando o uso de trator e outras máquinas pesadas. A maioria dos equipamentos à venda necessita apenas de veículos menores, como motocicleta ou tração animal. 

A fertirrigação garante praticidade e economia para a lavoura. Quer entender melhor as vantagens desse sistema? Veja os tópicos a seguir. 

8 vantagens da fertirrigação por aspersão para a produção agrícola 

1 – Otimização do tempo 

Ao adotar a fertirrigação por aspersão para irrigar e fertilizar a plantação com o mesmo equipamento, você otimiza o tempo que levaria para realizar essas duas atividades separadamente. Com isso, os esforços de trabalho podem ser usados para executar outras tarefas essenciais para uma boa colheita. 

2 – Redução de danos à plantação 

Alguns tipos de cultivos são sensíveis e podem ser danificados com o impacto da água durante a irrigação feita com os métodos convencionais. Entretanto, como o sistema de irrigação por aspersão simula a chuva natural de forma suave, a plantação não corre risco de sofrer danos físicos ao ser fertirrigada. 

3 – Evitamento do desperdício de fertilizante 

O sistema é inteligente e faz automaticamente o cálculo de fertirrigação por aspersão, ou seja, estima a quantidade exata de fertilizante que deve ser usada na lavoura, evitando desperdício de material. 

4 – Uso eficiente do fertilizante

Como o fertilizante precisa ser diluído em água no sistema de fertirrigação por aspersão, o solo absorve melhor o produto, comparado a outras técnicas tradicionais de fertilização. Além disso, o agricultor deixa de depender que a chuva leve os nutrientes até as raízes da plantação. 

5 – Evitamento da compactação do solo 

O uso excessivo de máquinas pesadas na lavoura pode deixar o solo pobre de nutrientes e até totalmente infértil. Com a fertirrigação por aspersão, o deslocamento de maquinário e funcionários é reduzido por não precisar de muitos equipamentos e pessoas para fazê-lo funcionar. 

6 – Redução de custos 

Por exigir pouca mão de obra e maquinário, o produtor agrícola reduz os custos com funcionários e manutenção de equipamentos, aumentando os lucros com a safra. Além disso, por fazer um uso eficiente do fertilizante, os gastos com o produto são reduzidos.

7- Crescimento uniforme da plantação 

Em outras técnicas de fertilização, o produtor pode sofrer perdas na safra, pois o fertilizante tende a ficar concentrado em algumas partes do solo. No sistema de fertirrigação por aspersão, o solo é fertirrigado por igual. Assim, a plantação cresce saudável e uniforme em todo o terreno, sendo colhida na mesma época.

8 – Chuva o ano inteiro 

Uma irrigação de qualidade é essencial para uma safra saudável. Entretanto, muitas regiões sofrem com períodos constantes e longos de seca, o que impacta negativamente a lavoura. Além de garantir que a planta receba os nutrientes, o sistema de fertirrigação deixa o produtor agrícola menos dependente da chuva natural, assegurando uma boa safra o ano inteiro. 

Conheça o sistema de fertirrigação por aspersão da IRRIGAT 

A IRRIGAT tem um dos melhores sistemas de fertirrigação por aspersão do mercado agrícola. Desenvolvido para atender a pequenos e médios agricultores, o ECOIRRIGAT pode ser usado para plantações de até 12 hectares de todo tipo de cultivo. 

O sistema inteligente do carretel da IRRIGAT recolhe automaticamente a mangueira durante a aspersão, o que garante economia de tempo de trabalho na lavoura. Além de todas as vantagens listadas neste texto, o empresário agrícola ainda conta com a facilidade de ter um equipamento de fácil instalação e manutenção, enviado para a lavoura praticamente pronto para uso. 

Você busca produtividade na lavoura e colheita de qualidade por um ótimo custo-benefício? Então, entre em contato conosco e solicite o orçamento do seu sistema de fertirrigação por aspersão ECOIRRIGAT.