fbpx

Como calcular arroba do boi e diferenças entre carcaça e peso

Como calcular o arroba do boi

Hoje, saber como calcular o arroba do boi é um grande diferencial para encontrar melhores alternativas para distribuir sua linha de investimento. Podemos, inclusive, afirmar que esse cálculo é um divisor de águas. Por isso, estar atento ao mercado e saber as tendências de alta e baixa contribui para esse conhecimento.

Sendo assim, nós, da IRRIGAT, preparamos um conteúdo rico sobre esse assunto, com as principais informações para você adquirir um conhecimento sólido na pesagem do gado e para começar a usar essa informação para tomar decisões de investimentos.

Antes de mais nada, o que é um arroba?

Bem, o arroba também é uma medida de peso, assim como o quilograma. Porém, na pecuária, é bem comum o uso da primeira opção.

Isso porque se trata de uma referência de medida que provém dos primeiros povos árabes. Esse tipo de medida se espalhou principalmente pela Europa — Portugal e Espanha — devido às transações em rotas comerciais com os povos muçulmanos, em que era usada essa referência na troca de mercadorias.

Então, para você ter uma referência mais clara em sua cabeça, um arroba equivale a, aproximadamente, 15 quilogramas.

E agora que você já sabe de onde nasceu essa medida e porque ela ainda é usada, passamos a abordar o cálculo em si.

Como calcular o arroba do boi?

Ao contrário do que parece, trata-se de um cálculo bem simples, sem grandes dificuldades. No entanto, antes de começarmos a desenvolver o cálculo, é importante se atentar em algumas considerações:

Primeiramente, as nomenclaturas são importantes de serem apresentadas:

  • Boi vivo: é o que denominamos como o peso total do boi, com osso, entranhas, sangue…enfim, “tudo” mesmo.
  • Carcaça: é o peso do animal morto, ou seja, abrange apenas a carne e os ossos — por isso o nome “carcaça”. Inclusive, é importante destacar que esse peso costuma ser, em média, 50% do boi vivo.
  • Arroba: apesar de ser o sistema de medida usado para a pesagem, na prática, o arroba se refere somente ao peso da carcaça do boi. Ou seja, o resultado final da conta, que considera o peso do boi vivo (kg) e o peso da carcaça (decimais).

Sendo assim, na prática, existe uma forma para o cálculo do arroba, que se baseia em:

Arroba = Peso do boi vivo (kg) * porcentagem da carcaça (em decimais, usualmente utilizamos 0,5) /15.

Ou seja, vamos a um exemplo bem prático, a fim de melhor entendermos como funciona a fórmula:

Digamos que o peso do boi vivo seja de 350 kg.

Então, aplicando esse dado na fórmula, temos que:

Arroba= (350*0,5)/15

Arroba = (175)/15

Arroba = 11,66

E o preço do arroba?

O preço do arroba pode variar diante de vários fatores, tais como:

  • condições do animal;
  • tipo de alimentação;
  • raça;
  • sexo;
  • região;
  • entre outros.

Além disso, há parâmetros nacionais para precificar o valor do arroba, mas são tomados apenas como referência, cabendo a cada produtor estipular o seu preço.

Então para você, pequeno e médio produtor, que está pensando em investir na criação de gado, a nossa equipe pensou em um conjunto de conteúdos que vão ajudá-lo a aumentar sua precificação.

Isso porque são dicas de como melhorar a alimentação do gado, já que uma boa alimentação influencia no valor do seu arroba. E você vai ver que não tem mistério:

👉 Nesse primeiro, você pode conferir os melhores tipos de pastagem para gado de corte, podendo avaliar os melhores e que se adequam melhor a sua capacidade produtiva. Basta clicar no link acima!

👉 Mas, para ter uma pastagem com alto índice nutricional para seus animais, a irrigação é primordial. Saiba, clicando aqui, quais são os melhores métodos de irrigação para a pastagem para criação de animais!