fbpx

Como o carretel de irrigação pode ajudar na produtividade do seu plantio?

Independentemente do tamanho de sua produção, é muito importante que a sua empresa, ou propriedade rural, tenham um sistema de irrigação efetivo, para que a sua produtividade seja maximizada, evitando desperdícios de recursos.

A seguir, separamos alguns pontos que ajudam a explicar como o carretel de irrigação pode melhorar o seu dia a dia e, por consequência, a sua produtividade ao longo do ano.

Compensa a má distribuição das chuvas

Ao aderir ao carretel de irrigação, você pode compensar a água da chuva, que pode cair mais em um ponto, deixando o outro mais carente, ou até sem nenhuma água.

Fazendo isso, você terá a certeza de que, toda a sua área útil, vai ser devidamente irrigada, evitando que ocorra uma desigualdade de hidratação e, consequentemente, você terá um melhor resultado quando for colher seus produtos.

Cobre carências hídricas locais

No nosso país, por ter dimensões continentais, existem regiões que não possuem muitas opções naturais, sendo difícil o acesso à água.

Ao buscar o auxílio do carretel de irrigação, o produtor não fica refém das condições climáticas, eliminando os riscos de perder todo o trabalho que é despendido na plantação, seus investimentos em sementes, preparação de solo e maquinário, por exemplo.

Com o carretel de irrigação é possível plantar em lugares que, sem o auxílio dessa tecnologia, muito pouco seria aproveitado, devido às dificuldades impostas pelo meio ambiente e pela natureza.

Portanto, é seguro dizer que, ao usar esse tipo de irrigação, a sua produtividade aumenta consideravelmente, já que os nutrientes que as plantas precisam, serão levados até elas.

Automatização de sistema

Por ter um sistema que pode ser considerado como semiautomático, basta o produtor posicionar onde precisar, desenrolar a mangueira do carretel e deixa-lo fazer o resto do trabalho, após isso e de forma programada, o próprio aparelho se recolhe.

O aparelho menor faz cerca de 11.800 litros por hora, enquanto o maior chega a atingir 18.200 litros por hora, com possibilidades de regulagem de ângulos, de zero a 360°, e também da grossura do jato desejado. Em outras palavras, este sistema se adapta a vários tipos de cultura.

Com isso, ao estabelecer os melhores horários para a irrigação, você pode se dedicar a outras atividades, que necessitam de mais atenção e demandam mais tempo.

Dessa forma, a sua força de trabalho pode se dedicar a buscar soluções inovadoras para o seu negócio, deixando boa parte dessa atividade, que é necessária, mas que também é trabalhosa, para as máquinas executarem e recolherem.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Áreas livres para a circulação

Recorrer a estes sistemas de irrigação, por serem uma tecnologia que não ocupa muito espaço, a sua rotina de trabalho não vai sofrer grandes mudanças, ainda deixando as áreas comuns livres, para que as máquinas possam transitar sem maiores problemas.

Sua lavoura continua livre, mas com a garantia de que será devidamente irrigada, independentemente do seu fluxo de trabalho, sem interferir em sua rotina do dia a dia.

Fácil instalação

Tanto a sua instalação quanto a sua manutenção são muito simples e fáceis de ser realizadas, desde que os responsáveis recebam todo o apoio e informações necessários tanto para o seu bom funcionamento, quanto para manusear da forma correta.

O carretel de irrigação não demanda grandes reformas, ou seja, não é necessário mudar muito a sua rotina de trabalho, já que o carretel é muito prático, podendo ser inteiramente movido, incluindo a motobomba e os seus tubos.

Portanto, é seguro dizer que recorrer a esse tipo de irrigação vai ajudar na sua produtividade, servindo para todos os tamanhos e demandas, tanto para produtores quanto para criadores, possibilitando bons rendimentos ao longo do ano todo.

Além disso, o carretel de irrigação também faz a prevenção de grandes perdas quando o clima da região em que você se encontra está instável, evitando maiores prejuízos.