Pastagem ideal para ovinos: dicas e cuidados na escolha

Ovelhas deitadas e pastando em campo aberto

O gado ovino é um dos mais comuns aqui no Brasil, principalmente pela carne e derivados.  Com uma alimentação exigente de nutrientes, o tipo do pasto é um dos itens mais recomendados para uma dieta rica que fortalece a saúde dos ovinos.

Continue esse artigo exclusivo do blog da Irrigat para saber mais sobre qual a pastagem ideal para ovinos, como cuidar e quais os tipos de pasto contraindicados. Boa leitura!

Qual o melhor tipo de pastagem para ovinos?

Existem muitos tipos de pasto para os animais, sendo ideal entender qual a relação custo-benefício e quais deles são os melhores para os ovinos. Para saber qual a pastagem ideal para ovinos é essencial se atentar em alguns detalhes como:

  • Pasto com crescimento rasteiro ou prostrado;
  • Ter uma capacidade de rebrota considerável;
  • Ser um tipo de pasto de médio ou grande porte.

Os ovinos são animais bastante seletivos com as partes do pasto que comem, descartando partes fibrosas sem valor nutritivo. Por terem hábitos gregários, os ovinos estão sempre andando pela pastagem em grupos.

Para que o pasto não sofra, uma das alternativas para deixar a pastagem ideal para ovinos é pelo pastejo rotacionado. Com enormes benefícios, essa é uma ótima maneira de manter as ovelhas bem alimentadas e o seu pasto nutritivo.

Espécies mais usadas

Dentro das recomendações desejadas para o melhor pasto para ovinos, não há uma regra ou uma forragem definitiva para alimentação desses animais. O tipo escolhido irá depender da região, clima, produção e outros detalhes.

Porém, podemos citar algumas espécies de pasto que são ótimas para complementar a alimentação das ovelhas, trazendo mais saúde e nutrientes aos animais. Os pastos mais usados são:

  • Coast Cross: indicada para alimentação de animais de alta produção, tem crescimento prostrado, ciclo vegetativo perene e excelente valor nutricional;
  • Estrela: o capim estrela tem um rápido crescimento, se desenvolvendo bem em solos férteis e bem irrigados;
  • Tifton: do gênero Cynodon, tem alta produtividade e pode ser plantado em qualquer região e clima;
  • Pangola: do gênero Digitaria, esse pasto é ideal para ovinos por contribuir com produção de leite, ser resistente e de rápida propagação;
  • Pensacola: do gênero Paspalum, recomendado para áreas com maior risco de erosão, essa pastagem é uma excelente forrageira e ainda resiste muito bem ao pisoteio.

Pastagem contraindicada para ovinos

As forragens são muito comuns dentro das propriedades rurais, porém não é qualquer tipo de pasto que são bons para alimentar os ovinos. Podemos destacar alguns tipos que são contraindicados na dieta das ovelhas:

  • Swanne bermudam pasto negro e missioneira: baixa aceitabilidade dos ovinos, levando ao desperídcio do investimento;
  • Brachiaria decumbens e B. ruziziensis: ajudam no desenvolvimento da fotossensibilização dos ovinos.

Cuidados para o melhor cultivo do pasto

Para que você tenha a garantia de cultivar a pastagem ideal para ovinos, separamos alguns cuidados para ter o melhor para o seu gado:

  • Escolha a forrageira com a melhor propagação para o seu rebanho;
  • Verifique a qualidade do seu solo;
  • Observe o clima da sua região;
  • Tenha um sistema de irrigação para manter seu pasto sempre verde.

A irrigação de pastagem tem inúmeros benefícios, por isso, escolha o carretel de irrigação da Irrigat para garantir um pasto bonito, nutritivo e ideal para os ovinos durante todo o ano.

Venha conversar com a IRRIGAT e tenha um equipamento de qualidade para a sua propriedade!

Banner Blog 720x180 3