Plantação de melão: o que saber para aumentar a produtividade

melão no exato momento em que é colhido

O melão é uma fruta que possui inúmeras variedades e se desenvolve em diversas regiões do nosso país. Somos um dos grandes produtores do mundo, a plantação do melão é um ótimo investimento para ter uma boa renda e resultados positivos.

Se você quer começar uma plantação de melão, separamos nesse artigo do blog da IRRIGAT algumas informações valiosas sobre os benefícios da cultura dessa fruta, condições ideais e como aumentar a produtividade. Boa leitura!

Conhecendo a cultura do melão

Assim como qualquer tipo de cultivo, a plantação do melão precisa ter condições ideais de desenvolvimento. Nesse caso, a época de plantio depende da região em que você está, sendo dividida da seguinte forma:

  • Regiões com clima frio: outubro a fevereiro;
  • Regiões com clima ameno: agosto a março;
  • Regiões com clima quente: todos os meses do ano.

Porém, é importante evitar o plantio durante períodos de chuvas intensas, pois a plantação de melão não consegue vingar nessas circunstâncias climáticas.

A maior taxa de produtividade acontece durante os meses de clima mais ameno, de agosto a março. Com isso, a concorrência tende a ser maior, mas a demanda geral da fruta é alta e garante mais estabilidade e procura recorrente dos clientes.

Cultivo

Para iniciar a sua plantação de melão é importante acompanhar todos os estágios da cultura. Mesmo que essa fruta consiga se adaptar em algumas regiões, fique de olho em cada etapa e garanta o sucesso do seu cultivo.

Para iniciar a plantação, você precisa:

  • Escolher o local mais adequado, com o solo nutrido e fértil;
  • Preparar o solo, adubando a terra, aplicando inseticidas e fungicida;
  • Semear o plantio do melão, optando pela semeadura direta ou transplantio de mudas;
  • Irrigação da plantação, que deve ser feita regularmente e uniformemente;
  • Tratamento e acompanhamento rotineiramente;
  • Colheita do plantio, que deve acontecer entre 55 e 75 dias após o período de semeadura.

Benefícios

Além de ser muito saudável para o corpo, o melão é uma fruta que traz muitos benefícios para quem a comercializa. Veja a seguir alguns desses benefícios:

  • Adaptabilidade para diferentes regiões do Brasil;
  • Alto giro comercial no mercado e procura pelo consumidor;
  • Muitas variedades que são consumidas;
  • Brasil como um dos maiores produtores do mundo;
  • Uso da irrigação para potencializar resultados.

Irrigação: o melhor para produção de melão

Um dos aspectos que pode influenciar no sucesso da sua plantação de melão é a presença de água. Com  a escassez ou excesso deste recurso, a raiz não se desenvolve da melhor maneira e poderá causar prejuízos

Porém, um dos caminhos mais seguros para garantir a quantidade de água ideal para os melões é por meio da irrigação. Com essa prática, a planta não queima no sol e traz mais força para a planta crescer, ajudando a manter os seus melões saudáveis e prontos para comercialização.

Se a sua propriedade possui a cultura de outros tipos de frutas, saiba que elas também serão muito beneficiadas com uma irrigação mais correta e adequada. Aqui na IRRIGAT você encontra o carretel de irrigação, desenvolvido para trazer mais simplicidade e tecnologia para o campo.

Ele com certeza ajudará a aumentar a produtividade da sua plantação de melão e deixará sua propriedade mais verde. Entre em contato com o time da IRRIGAT e conheça todos os nossos produtos!

Banner Blog 720x180 3