5 dicas para ter uma pastagem de qualidade para seu gado

Gado com cabeça branca ruminando em frente a câmera.

O desejo de todo pecuarista é que seu gado cresça saudável e que possa aproveitar uma alimentação de alto nível nutricional. Além de rações e misturas utilizadas para balancear a dieta, as forragens são excelentes escolhas para deixar a comida dos animais mais completa.

Para que você tenha uma pastagem de qualidade, separamos 5 dicas importantes e que farão toda a diferença para a saúde da sua criação. Acompanhe nossas recomendações e compartilhe para que mais pessoas saibam. Boa leitura!

Realize a amostragem do solo

A amostragem do solo é um processo simples extremamente importante para a qualidade da sua pastagem.

Para que o seu planejamento de plantio e colheita funcione, o seu solo precisa ter os nutrientes necessários para isso. O processo de amostragem ajuda a identificar os detalhes do espaço que você quer utilizar, suas limitações, estrutura, ocorrência de pragas e outros pontos.

Para isso, faça a amostragem em 15 a 20 pontos de uma área de 20 ha, mais ou menos, com algumas aberturas de 0 a 20 cm de profundidade e outras de 20 a 40 cm. Encaminhe o material para um laboratório e faça a calagem de acordo com as recomendações.

Escolha a melhor cultura para sua região e clima

O Brasil possui diferentes climas e diversas regiões que desenvolvem melhor determinadas plantações. Leve esse aspecto em consideração no momento de escolher o tipo de pastagem, pois assim fica mais fácil ter sucesso e qualidade no plantio.

Pense também sobre o valor nutricional e o paladar dos animais que você cria. O gado, especificamente, é selecionado com alimentos, por isso, evite forragens com excesso de fibra e aquelas que possuem tanino.

Prepare o solo que receberá a pastagem

Com os resultados em mãos e forragem escolhida, prepare o solo para receber as sementes. Não esqueça de observar a erosão desse espaço, já que esse fator prejudica a produtividade.

Controle as pragas e insetos que podem aparecer, adicione as vitaminas, realize a aragem e descompacte o solo com a gradagem. Cuide também da umidade, a água na medida certa é extremamente crucial para o desenvolvimento da pastagem.

Irrigue o pasto

A água é essencial para que todas as plantas se desenvolvam com saúde. Nesse caso, para uma pastagem de qualidade, ela precisa ser uma grande aliada e facilitar o processo de germinação.

Para que a sua propriedade não seja refém das chuvas e do clima, pense na possibilidade de investir em um sistema de irrigação para pastagem. Aqui na IRRIGAT, você encontra três tipos de carreteis de irrigação, desde o modelo para grandes propriedades, até aqueles para pequenos produtores.

Ao contar com esse tipo de equipamento, você tem mais controle da sua forragem e consegue melhorar a produção de outros tipos de plantas.

Faça a rotação do pastejo

A nossa última dica para ter uma pastagem de qualidade o ano todo é aplicar o sistema de pastejo rotacionado. Nessa prática, o pasto é dividido em 3 áreas e o gado usufrui daquela forragem em períodos alternados.

Assim, há o descanso da planta e os animais se alimentam bem durante todo o ano. Esse método é muito indicado para propriedades com sistema de irrigação, pois o cuidado do pasto é mais simples.

Gostou das nossas dicas? Siga todas elas e garanta mais qualidade para a pastagem!

Quer saber mais sobre os equipamentos de irrigação desenvolvidos pela IRRIGAT? Entre em contato com a nossa equipe e encontre o modelo perfeito para a sua propriedade!