É possível fazer uma irrigação de pasto “barata”?

Carretel de irrigação fazendo asperação de água no pasto verde.

Com cada vez mais mudanças climáticas, depender da chuva para ter uma boa colheita é bastante arriscado e pode comprometer o seu investimento e produtividade. Nesse caso, a melhor alternativa é optar por um sistema de irrigação.

Porém, muitas pessoas desistem de implementar esse sistema por conta dos custos. Mas, você sabia que é possível fazer uma irrigação de pasto mais barata? Isso mesmo, hoje o blog da IRRIGAT vai te mostrar como fazer irrigação de forma mais acessível sem perder as vantagens desse sistema. Boa leitura!

Benefícios da irrigação

É importante lembrar que a irrigação vem se mostrando uma alternativa muito segura, que traz retornos positivos para o pasto e, consequentemente, para os animais. Alguns benefícios desse sistema são:

  • Aumento da produção agrícola de 2 a 3 vezes mais quando comparado com pastagens irrigadas apenas pela chuva;
  • Melhora a regularidade da produção de diversas culturas;
  • Permite a exploração de negócios em áreas mais secas do Brasil;
  • Diminui os custos da produção;
  • Traz mais rentabilidade;
  • Moderniza a propriedade, entre outros.

Com isso, fica claro que o sistema de irrigação faz muita diferença em diversos tipos de cultivo, incluindo a pastagem para gado.

Irrigação de pasto barata

Existem diversos tipos de irrigação, cada uma delas com a sua maneira de funcionamento e custo. É possível fazer irrigação da pastagem para o gado de maneira barata e mais acessível, sendo que o valor investido vai depender do tamanho da sua propriedade, saúde do solo, tipo de pastagem e outras variáveis.

Contudo, há, disponível no mercado, sistemas que possuem o melhor custo-benefício para pequenos e médios agricultores, sendo o principal deles a irrigação por aspersão. Nesse sistema o maior custo será relacionado a instalação do equipamento e o início de sua implementação na pastagem.

Porém, não se esqueça que com uma produtividade maior ocasionada pelo uso da irrigação, maior o seu lucro.

Irrigação por aspersão

O sistema de aspersão é aquele que utiliza o bombeamento, transporte e distribuição da água para a irrigação. Assim que acionado, seu funcionamento é similar a água da chuva, jogando jatos suaves sobre a plantação.

Sendo assim, ele umedece a folhagem e o solo de maneira uniforme e controlada. Além de ser o tipo de irrigação de pasto mais barata, ele também tem outras vantagens como:

  • Fácil adaptação em diferentes topografias;
  • Sistema muito flexível e versátil;
  • Controle do volume de água utilizado.

Conheça o sistema de irrigação da IRRIGAT!

A IRRIGAT é especialista em sistemas de irrigação, atendendo e ajudando diversos produtores em todos os estados do Brasil. Por isso, se você quer um sistema barato que ajude a aumentar seus lucros e garanta um pasto de qualidade para o gado, conheça o nosso carretel de irrigação.  

Ele opera por sistema de aspersão, funcionando como a água da chuva, garantindo que todo o seu pasto seja irrigado e cresça saudável. O modelo de carretel é de fácil instalação, para que você possa aproveitar seus benefícios o mais rápido possível, e simples manutenção, sendo feita em poucos minutos, sem grandes esforços.

Quer saber mais? Entre em contato com a IRRIGAT e garanta uma irrigação de pastagem barata por todos os meses do ano!

Banner Blog 720x180 3