Os capins são ótimas plantas para a pastagem do gado, ajudando a manter uma dieta nutritiva e bem equilibrada. Um dos tipos de pasto usado para essa finalidade é o Capim Sudão, que pode ser oferecido como pasto para o gado leiteiro e o gado de corte.
Com alta capacidade de rebrote, ele consegue sobreviver durante estiagens e garantir o alimento para os animais. Mas, será que vale a pena ter o capim sudão como pastagem?
Venha saber mais aqui nesse artigo exclusivo do blog da IRRIGAT. Excelente leitura!
Entendendo mais sobre o capim sudão
Uma das características que mais diferencia o Capim Sudão frente aos outros tipos de pastagem é o seu fácil cultivo. Esse tipo de espécie é bastante adaptável, pois consegue se desenvolver em qualquer tipo de terreno, incluindo aqueles com erosões ou pouco nutritivos.
Seu plantio é simples, precisando apenas seguir algumas recomendações para evitar riscos do seu investimento:
- Iniciar o processo de plantação durante a primavera;
- Os espaços para plantar devem ter de 60cm a 80cm de espaço entre um e outro;
- As sementes devem ser plantadas com profundidade entre 1m10cm a 1m15cm;
- O corte do capim sudão deve ser realizado em até 80 dias depois do plantio
- Não é indicado o corte do capim com menos de 45cm de altura.
É importante ressaltar que caso você corte o capim sudão antes do tempo, ele não deve ser oferecido aos animais. Nesse período, corre o risco dele ser tóxico, causando problemas de saúde ao seu gado.
Vantagens do cultivo do capim sudão
Além de ser uma forragem simples de cultivar, o Capim Sudão também possui outras vantagens muito importantes para quem busca produtividade e uma pastagem de qualidade.
Acompanhe algumas delas:
- Grande adaptabilidade com os tempos de seca e estiagem;
- Desenvolvimento saudável mesmo em terras prejudicadas;
- Maior produção de forragem;
- Maior perfilhamento e proporção de folhas;
- Ciclo de vida mais longo;
- Pasto de qualidade;
- Preço mais acessível que outros tipos de pasto durante a época do verão;
- Ótima opção para diversificação de pastagem no pastejo rotacionado.
Como é feita a irrigação?
Mesmo que o Capim Sudão seja ótimo por suportar períodos de seca, esse não é o cenário ideal para manter uma pastagem a longo prazo. A melhor maneira de garantir a qualidade do pasto é apostando em um sistema de irrigação, para que você não dependa do clima de sua região.
A irrigação de pastagem tem muitos benefícios, sendo que um deles é a redução de custos com suplementação. Nesse caso, se você quer ter mais garantias para uma época de colheita positiva, conheça o carretel de irrigação da IRRIGAT. Um equipamento completo e que deixará seu pasto sempre saudável!
Vale a pena ter o Capim Sudão como pastagem?
Diante de todas as informações, queremos dizer que sim, vale muito a pena investir no capim sudão como pastagem! Graças as suas vantagens, você poderá aproveitar de um plantio de qualidade para o gado e ainda conseguir um bom resultado com o investimento.
Ao ter essa plantação alinhada a um sistema de irrigação de qualidade, com certeza o seu gado estará bem servido e alimentado em qualquer época do ano.
Entre em contato com a IRRIGAT e conheça mais sobre o nosso carretel de irrigação!