Capim Buffel: características, condições e benefícios para o gado

imagem de pasto seco com gado pastando e um árvore grande ao fundo.

Aqui no blog da IRRIGAT já falamos mais sobre diversos tipos de pasto que são ótimos para o gado. Escolher a forragem mais adequada para os animais é essencial para a sua saúde, deixando-os fortes e aumentando sua produtividade.

Hoje vamos explicar mais sobre o capim Buffel, uma forragem que pode ser utilizada como alimentação para bovinos. Venha saber mais sobre essa espécie, quais seus benefícios e principais características que fazem a diferença na dieta do gado.

O Capim Buffel

O capim Buffel é uma pastagem muito cultivada em regiões mais secas, pois essa planta resiste e se adapta a condições climáticas voltadas para o semi-árido. Ela possui excelente capacidade de rebrota e palatabilidade, tendo como principal variedade a biloela, a mais produtiva com porte alto.

Esse pasto tem um desenvolvimento mais satisfatório em solos leves e profundos, crescendo saudável em solos argilosos. Seu plantio é feito por sementes, geralmente de forma manual, podendo ser em covas, sulcos ou a lanço no período mais chuvoso e, no final do período mais seco, com as covas abertas é indicado pouca ou nenhuma cobertura do solo.

Para isso, indicamos os seguintes espaçamentos:

  • Covas: 1m x 0,50m;
  • Sulcos: variação de 0,50m a 1m, com 70 sementes por metro.

Condições para seu desenvolvimento

Para que o seu capim Buffel cresça saudável, a fertilidade do solo deve ser média ou alta, com sementes puras e viáveis de 1 a 4 kg/ha. Essa forragem possui uma grande tolerância à seca, mas não é indicada para ser cultivada em regiões mais frias.

Outro ponto importante para o crescimento do capim Buffel é a sua adubação que, quando feita a base de fósforo, ajuda a acelerar o crescimento das plantas nas regiões semi-áridas do Brasil. Esse processo é essencial para o desenvolvimento do sistema radicular do capim Buffel, deixando a planta muito mais nutritiva para o gado.

Vantagens e desvantagens para o gado

A principal vantagem desse tipo de forragem é a sua resistência climática. Porém, a semeadura desse pasto é feita manualmente, o que pode ser bastante trabalhoso dependendo do tamanho da área utilizada.

Outro ponto vantajoso é a sua produtividade, que pode alcançar de 4 a 12 toneladas de matéria seca/ha/ano. Apenas lembrando que essa quantidade pode variar de acordo com o clima, região e época de plantio.

Por último, o capim Buffel pode ser utilizado também como feno, obtido quando a planta tem 35 dias de semeadura. Nessa época, a proteína da planta está em um nível mais elevado, ótima para a saúde dos animais.

Irrigação do capim Buffel

Como deu para perceber, o capim Buffel é um dos mais resistentes e saudáveis para os animais. Porém, apesar de precisar de pouca água para crescer, é ideal que ele receba a quantidade indicada de irrigação para ficar mais forte.

A irrigação de pastagem é extremamente importante para melhorar os resultados e ter mais controle na produtividade. E, para isso, a IRRIGAT pode te ajudar, já que desenvolvemos um carretel de irrigação completo para pequenos e médios produtores.

Muito simples de ser utilizado, esse equipamento traz a chuva para as regiões mais secas e permite que você, produtor, tenha muito mais autonomia em sua propriedade no cultivo do capim Buffel e de outros tipos de cultura.

Fale com a nossa equipe e garanta seu equipamento!