Como evitar que o ano mais quente da história prejudique seus cultivos

Plantação com sol nascendo no horizonte

Sabia que 2023 foi colocado em alerta, pelo potencial de ser um dos mais quentes dos registrados na história, até então? Pois é, nossa equipe trouxe esse assunto, com mais detalhes, no texto “o ano mais quente já registrado no mundo”.

Porém, além do que já exemplificamos, o que é possível fazer para amenizar ou evitar os estragos do calor excessivo nas plantações? Veja 5 benefícios de irrigar seus cultivos e porque essa prática vai fazer toda a diferença na sua realidade:

1 – Água disponível em qualquer situação climática

Durante períodos de calor intenso, as plantas perdem água rapidamente devido à evaporação acelerada.

Por isso, a dica mais essencial de todas é investir em irrigação. Somente assim, será possível fornecer água diretamente às raízes das plantas, garantindo que elas tenham acesso a uma fonte constante de umidade para sustentar suas funções vitais.

2 – Temperatura regulada para as plantas

Além de tudo, a irrigação também ajuda a regular a temperatura do solo e das plantas.

Sendo assim, a água evaporada do solo durante a irrigação resfria o ambiente ao seu redor, reduzindo o estresse térmico nas plantas. Além disso, a água presente nas plantas ajuda a dissipar o calor e a manter sua temperatura dentro de limites aceitáveis.

3 – Prevenção da desidratação das plantas

O calor excessivo pode levar à desidratação das plantas, ou seja, pode causar uma série de problemas, como o murchamento, a redução do crescimento e até a morte das culturas.

Logo, a irrigação adequada mantém o equilíbrio hídrico das plantas, evitando a desidratação e ajudando-as a manter a turgidez e o metabolismo adequados.

4 – Estímulo ao crescimento radicular

Irrigar regularmente suas plantações promove o desenvolvimento de um sistema radicular saudável e profundo. Isso permite que as plantas absorvam água e nutrientes de camadas mais profundas do solo, onde a umidade é mais estável durante condições de calor intenso.

5 – Melhoria da resistência ao estresse

A irrigação fortalece as plantas, melhorando sua capacidade de resistir ao estresse térmico.

Por isso, cultivos bem irrigados têm maior resistência ao calor, o que lhes permite manter funções metabólicas essenciais e continuar seu crescimento mesmo durante condições adversas.

🌱 Atenção, pequeno produtor!

Para propriedades pequenas e médias, o ideal são os sistemas de irrigação autopropelidos, que oferecem um melhor custo-benefício.

O que é? Um tipo de sistema que utiliza um equipamento automatizado ou semi-automatizado para distribuir a água de forma eficiente nas culturas. É chamado de “autopropelido” porque é capaz de se mover ao longo do campo sem a necessidade de intervenção humana.

Nesse caso, a melhor opção é o carretel de irrigação, que facilita a mão-de-obra operante, já que o próprio produtor pode fazer a instalação e manutenção. Além disso, dispensa alterações no terreno e obras complexas para a implementação, o que também o torna um sistema acessível.

Por fim, é uma opção totalmente móvel e pode ser alocada na área que desejar, quando quiser, possibilitando seu uso em diversos cultivos.

Gostou do que apresentamos? Então, conheça mais sobre essa possibilidade, aqui!

Banner Blog 720x180 3