Proirriga: você já conhece essa opção para financiar sua irrigação?

Proirriga

Hoje vamos falar sobre o Proirriga, uma grande oportunidade para conquistar o seu sistema de irrigação e garantir que a sua plantação esteja protegida contra as adversidades climáticas. A exemplo, o ano de 2023 foi marcado pelo El Niño, que causou muitos prejuízos a diversos produtores, em especial, o pequeno.

Mas não somente por conta do clima, a irrigação é uma forma natural de aumentar a produtividade dos cultivos e levar uma melhor qualidade aos seus produtos. Por isso, mesmo sendo um pequeno produtor, você pode conquistar o seu equipamento através de financiamentos. E, um deles, é o Proirriga!

O que é o Proirriga?

O Proirriga é um programa brasileiro criado para promover o desenvolvimento e a modernização da agricultura irrigada no país. O nome nada mais é do que uma abreviação para Programa de Financiamento à Agricultura Irrigada e ao Cultivo Protegido.

Em suma, esse programa foi criado pelo Governo Federal do Brasil com o objetivo de incentivar e apoiar a expansão da irrigação nas propriedades rurais. E entre os objetivos, podemos destacar o aumento da produtividade agrícola e o controle da segurança alimentar.

Como funciona o Proirriga?

Os investimentos são direcionados para a construção e modernização de sistemas de irrigação. Entenda em detalhes:

O que pode ser financiado?

Muitos produtores acreditam que somente o sistema em si pode ser financiado, mas não, o programa realmente dá uma cobertura muito maior para a implementação como um todo. Veja o que pode ser financiado, segundo o próprio site do Proirriga:

  • Sistema de irrigação: o programa permite o financiamento do sistema escolhido, junto da infraestrutura referente a elétrica, reserva de água e até mesmo o equipamento para monitoramento da umidade do solo.
  • Proteção do cultivo: aquisição, implantação e recuperação de equipamentos e instalações para proteção de cultivos inerentes à olericultura, fruticultura, floricultura, cafeicultura e produção de mudas de espécies florestais.
  • Meteorologia: por fim, o financiamento também inclui a implementação de estações meteorológicas e softwares necessários à sua operação — nesse caso, precisa de autorização prévia para compartilhamento de dados gratuitos com instituições públicas.

Existe alguma exigência para os equipamentos?

Os equipamentos precisam ser credenciados pelo BNDES. No caso de ser um produto importado, é preciso realizar a comprovação de que não existe nenhum sistema nacional similar ao apresentado.

Qual pode solicitar?

Pode até não parecer, mas o programa é realmente bem simples quanto a sua abrangência: qualquer produtor rural e/ou suas cooperativas. Interessante, não? Por isso que frisamos que esta é uma ótima oportunidade para os pequenos produtores, já que não há restrições quanto a quem pode fazer a solicitação.

O Irrigat está no Proirriga?

Sim! Os nossos modelos de carretel de irrigação se enquadram no Proirriga, levando a você, produtor, mais essa opção de financiamento agrícola para orçar e entender se é o melhor para as suas necessidades.

Ainda não conhece o Irrigat? Então, veja porque a irrigação com o Irrigat é melhor do que a convencional, entenda todos os benefícios e praticidades. Afinal, estamos falando do sistema mais acessível ao pequeno produtor!

Banner Blog 720x180 3