fbpx

Pastagem para cavalos: quais os melhores tipos?

Pastagem para cavalo

Diante das inúmeras espécies de pastagem para cavalos que possuímos nos dias de hoje, chega a ser difícil escolher uma só.

Seja qual o objetivo de sua criação equina, o cavalo é um animal que precisa de uma alimentação rica em nutrientes para que o mesmo possa estar sempre em plena forma para suas atividades físicas.

Bom, a IRRIGAT trouxe as melhores dicas para você levar em conta na sua decisão de qual pasto alimentar a sua criação. Além disso, traremos algumas informações para que a mesma tenha um crescimento saudável e cheio de nutrientes.

Começo da criação de equinos no Brasil

Sem se ater a preciosismos de datas, mas acredita-se que a primeira leva de cavalos a chegar ao nosso território, tenha ocorrido em 1535, quando Duarte Coelho os mandou trazer de Cabo Verde.

As duas principais raças trazidas foram o Andaluz e a Árabe, raças típicas da região da península ibérica. Conforme foram se proliferando através do Brasil com os diferentes climas e pastagens, foram aparecendo outras espécies de equinos que encontramos hoje.

Após um breve relato sobre a origem da espécie equina aqui no Brasil, vamos ao assunto mais importante, quais os melhores tipos de pastagens para cavalos?

Necessidades básicas do animal

A fim de você proporcionar tudo o que o seu animal precisa, antes é necessário saber o que ele precisa de “alimentação básica”. Sendo assim, um animal para crescer de modo saudável, terá que ter em sua alimentação, basicamente:

  • Água;
  • Carboidratos
  • Lipídeos;
  • Proteína
  • Minerais;
  • Vitaminas.

Claro que a pastagem, por si só, não dará todo o sustento que seu animal necessita. No entanto, uma pastagem que proporcione a maior parte dessas necessidades básicas, já é um grande ponto a favor.

Espécies de pastagem para cavalos

Vamos, agora, apresentar algumas opções de pasto para seus equinos:

Capim-Tamani

Pasto de alta adesão e taxa nutricional, principalmente no que tange a presença de proteína em seu folículo.

Super indicado para animais que necessitam de alimentação palatável para seu restabelecimento físico. Fora que, também, é um pasto com alta taxa de digestibilidade.

Massai

Aqui estamos falando em custo-benefício. Apesar de a taxa nutricional não ser seu ponto forte, essa pastagem tem uma maior relação folha/caule, tem uma taxa de cobertura maior de solo e uma resistência a cigarras e a grandes quantidades de fósforo presentes no solo.

Por sua resistência a efeitos externos, sempre é uma boa opção para regiões com propensão à incidência de insetos e com clima seco.

Quênia

Este é um pasto que costuma “cair no gosto” dos equinos. Tendo como principais características a ótima adesão a cobertura do solo, folhas macias, colmo de fácil digestão.

Seus valores nutricionais são considerados altos, parecendo aos encontrados no Capim-Tamani.

Cynodons

Este podemos chamar de capim ideal. Apesar de poucas informações quanto a sua origem, podemos relatar que é uma espécie de alta adesão ao solo, sendo de fácil manejo além de ter uma alta taxa de nutrientes.

Muito utilizado, inclusive por aqueles produtores que não tem como principal atividade a pecuária, em vista de ser um ótima cobertura para forragem. No entanto, é um pasto utilizado para crescimento de potros, em vista de sua alta taxa nutricional.

Fertirrigação da pastagem para cavalos

Para um crescimento saudável da pastagem que você escolheu semear, uma boa irrigação é indispensável, pois dessa forma o seu pasto irá crescer saudável e com todos os ingredientes que o seu equino necessita.

Além disso, um sistema de irrigação proporciona a quantidade de água exata para qualquer tipo de pastagem, além de facilitar a absorção de nutrientes que a planta precisa. Mas, para isso, se faz necessário um sistema de irrigação eficiente.

Sendo assim, te convidamos a ler nossos conteúdos sobre irrigação de pastagens para melhor se inteirar desse assunto tão importante.

Para outros assuntos sobre agronegócio, acesse o Blog da IRRIGAT.