Manejo da água na agricultura com mais eficiência, sustentabilidade e produtividade

Manejo da água

O manejo da água tem um papel crucial na agricultura por diversos motivos.

O principal deles é relacionado ao fato de a água ser um recurso limitado e precioso. Ou seja, o uso sustentável é essencial para garantir a disponibilidade para as futuras gerações.

Além disso, a água é fundamental para o crescimento saudável das plantas. Logo, um manejo eficiente permite fornecer a quantidade adequada de água no momento certo, resultando em um aumento da produtividade das culturas.

Ao adotar algumas práticas, os produtores também podem reduzir os custos de produção, evitando desperdícios e gastos excessivos com irrigação, bombeamento e tratamento. Também podemos destacar a sua importância para diminuir os impactos das secas, especialmente em regiões propensas a esse clima.

Veja algumas ações importantes para considerar no seu manejo:

Conservação e armazenamento

A conservação e o armazenamento eficientes da água na agricultura são pontos a serem considerados como forma de garantir o uso inteligente e sustentável desse recurso.Abaixo, algumas práticas mais comuns:

Coleta e armazenamento de água da chuva

A água da chuva pode ser coletada em estruturas como cisternas ou barraginhas. Então, toda essa água que foi armazenada, pode ser usada para irrigação durante períodos secos, reduzindo a dependência de fontes de água externas.

Reutilização da água de diversas fontes

Águas da chuva, de nascentes, lençóis e outras fontes, podem ser reutilizadas para fins agrícolas, principalmente na irrigação. Na prática, isso reduz a demanda por água potável e promove a conservação de recursos.

Programação de irrigação baseada em dados climáticos

O uso de informações sobre o clima para programar a hora de irrigar permite ajustar o uso da água com base nas condições atuais, evitando a irrigação excessiva durante períodos chuvosos e garantindo a quantidade adequada durante períodos secos.

Métodos de irrigação eficientes e sustentáveis

A irrigação por aspersão é considerada um dos melhores métodos — em questão de eficiência e sustentabilidade — para fornecer a quantidade ideal de água nos cultivos.

Uma das principais vantagens é a distribuição uniforme da água. Isso porque os aspersores pulverizam a água sobre a área de cultivo, imitando a chuva. Assim, todas as plantas recebem uma quantidade adequada de água, ajudando a evitar o estresse hídrico.

Além disso, o aspersor pode ser ajustado para fornecer diferentes volumes e ângulos de pulverização, adaptando-se às necessidades específicas das culturas e às condições climáticas.

Aspersão para pequenos produtores

Nós, da Irrigat, somos especializados em equipamentos de irrigação desenvolvidos especificamente para atender às necessidades dos pequenos e médios produtores.

Uma das principais vantagens é o ótimo custo-benefício proporcionado pelo carretel de irrigação. Eles são altamente adaptáveis e fáceis de usar, não requerendo obras ou alterações estruturais na propriedade.

Além disso, a manutenção é simples e descomplicada.

Outro ponto importante é a adaptação e simplicidade da usabilidade. Ao contrário de outros sistemas, como o localizado, o carretel pode ser acionado em diferentes áreas da propriedade. Isso porque estamos falando de um método móvel, que dispensa a necessidade de instalação de tubulações e leva mais autonomia e mobilidade ao campo.

QUERO SABER MAIS SOBRE O IRRIGAT

Banner Blog 720x180 3