fbpx

Saiba como funciona o carretel de irrigação | Irrigat

Imagem mostra como funciona o carretel de irrigação

Produtividade no plantio: como funciona o carretel de irrigação?

Uma dúvida ainda muito presente entre os agricultores é a maneira como funciona o carretel de irrigação. Em linhas gerais, o equipamento muito utilizado no agronegócio serve para irrigar plantações de diversas culturas e tipografias. 

 

Com o intuito de tirar dúvidas sobre as questões comuns a respeito do carretel de irrigação, preparamos este texto com informações preciosas sobre como ele funciona, seus diversos tipos e as vantagens oferecidas. Continue lendo e fique por dentro do assunto!

Afinal, o que é um carretel de irrigação?

Antes de abordar o funcionamento do equipamento, é preciso desmistificar e entender o que ele é. O carretel de irrigação é considerado um dos melhores investimentos para pequenos e médios agricultores. Isso porque utiliza uma tecnologia que facilita o trabalho no campo, ajuda na produtividade e diminui os custos de produção. 

 

O sistema de irrigação de carretel enrolador é indicado para quase todos os tipos de cultivos, principalmente aqueles que necessitam de irrigação constante ou que estão em regiões com condições climáticas desfavoráveis para uma boa produção.

Como funciona o carretel irrigador?

Agora, sim, chegamos ao ponto central deste artigo: como funciona o carretel de irrigação? O funcionamento do equipamento tem relação com as suas características, tem o formato de um carretel de linha e utiliza uma bobina com mangueira conectada a um canhão de irrigação. 

 

Por ter um sistema automático, basta o produtor posicioná-lo onde precisar, desenrolar a mangueira e deixá-lo fazer o resto do trabalho. Após isso, e de forma programada, o próprio aparelho se recolhe.

 

Para desenrolar a mangueira e irrigar a área pretendida, pode-se utilizar um trator, uma moto ou um quadriciclo, por exemplo. O carretel enrolador é um equipamento versátil, de fácil movimentação e simples operação.

 

Tipos de irrigação por carretel

A irrigação por carretel pode ser utilizada em diferentes cultivos, preservando a característica da tipografia e permitindo o aproveitamento total da área. Entre os tipos de irrigações indicadas para a utilização por carretel estão:

 

  • Irrigação de pastagens;
  • Irrigação de milho;
  • Irrigação de feijão,
  • Irrigação de hortaliças;
  • Irrigação de abacaxi e outras.

 

Deseja saber mais sobre irrigação nos diversos tipos de cultivos? O nosso blog tem diferentes conteúdos sobre as características de cada uma, bem como dicas de como aumentar a sua produtividade com o carretel de irrigação. Confira!

Descubra 6 benefícios da irrigação por carretel

Até aqui, você já sabe como funciona o carretel de irrigação e que ele é utilizado por agricultores para aumentar a produtividade e diminuir os custos. Contudo, você conhece outros benefícios do sistema? A seguir, veja as principais vantagens.

1 – Melhor aproveitamento da água

A chuva é um dos principais fatores de garantia para uma produção farta e de qualidade, mas nem sempre ela chega no momento certo da safra. Bastam cinco dias sem chuva para o agricultor perder parte da produção e ter prejuízos. 

 

Assim, ao aderir ao carretel de irrigação, você pode ter melhor aproveitamento da água e compensar a falta de chuva. Além de otimizar o trabalho e garantir que toda a área útil esteja devidamente irrigada, evitando perdas e desidratação do solo.

2 – Cobertura nas carências hídricas

No Brasil, há diversas regiões afetadas pela escassez de chuvas. Ao buscar o auxílio do carretel de irrigação, o produtor não ficará refém das condições climáticas, diminuindo os riscos de perder todo o trabalho, os investimentos em sementes, a preparação de solo e maquinário, por exemplo.

3 – Automatização de sistema

O equipamento depende de um sistema que privilegia a automatização na irrigação e a adaptação para diferentes tipos de cultura. O aparelho menor faz aproximadamente 11.800 litros por hora, enquanto o maior chega a 18.200 litros por hora, com possibilidades de regulagem de ângulos e grossura do jato. 

 

Com um programa de irrigação inteligente, pode-se estabelecer os melhores horários para o desenvolvimento do trabalho. Dessa maneira, proporcionando autonomia para o agricultor desempenhar outras tarefas enquanto o equipamento trata da irrigação. 

4 – Facilidade na produção e circulação livre

Optar pelo carretel de irrigação vai permitir que a sua lavoura esteja livre de canos, facilitando o trabalho na produção. Ainda, como não ocupa muito espaço, a rotina de trabalho vai ser positivamente impactada, com áreas comuns livres, para que as máquinas possam transitar de um lado para o outro sem grandes problemas.

5 – Fácil instalação

Considerando a informação de como funciona o carretel de irrigação, mencionada logo no início do texto, é importante abordar o processo de instalação e a manutenção do equipamento.

 

Diferente dos sistemas tradicionais, o carretel de irrigação não exige gastos com grandes obras e pode ser instalado por qualquer pessoa em poucos minutos. O ponto forte do produto é que ele não demanda grandes reformas e tem boa durabilidade.

6 – Poupança no custo de produção

Com o carretel de irrigação, a produção terá economia de tempo e dinheiro. Isso porque não é preciso se preocupar em recolher e guardar o equipamento, pois, por meio da pressão da água, a mangueira volta a se enrolar automaticamente no carretel durante o processo.

 

O custo com mão de obra também fica reduzido, uma vez que o sistema proporciona a programação do trabalho do equipamento. Além de poder escolher os horários que deseja colocar a máquina para trabalhar.

Conheça os carretéis de irrigação da Irrigat

A Irrigat é uma empresa que fornece conjuntos de irrigação por carretel para todo o Brasil, trabalhando com três sistemas – IRRIGAT, IRRIGATINHO e ECOIRRIGAT. Todos os sistemas foram projetados para garantir e aumentar a produtividade de diversas culturas em áreas de até 20 hectares.

 

Gostou do artigo e deseja conhecer mais sobre os produtos da Irrigat e saber como funciona o nosso carretel de irrigação? Entre em contato conosco e fale diretamente com quem entende do assunto.  Nós da Irrigat temos uma equipe especializada e pronta para atender às suas demandas.