fbpx

A importância de usar insumos na agricultura

Saiba toda a importância de usar insumos na agricultura

Se você é produtor precisa saber a importância do uso de insumos para melhorar a qualidade das lavouras, neste artigo iremos falar um pouco sobre este assunto. Para que você aprenda um pouco mais sobre os insumos agrícolas e como usá-los para melhorar seus resultados com as plantações. Continue lendo para saber mais!

O que são insumos agrícolas?

Em suma, os insumos agrícolas são os elementos necessários para a produção de algum produto ou serviço no meio rural. Eles são divididos em três grupos: defensivos agrícolas, fertilizantes e maquinários.

Os insumos podem ser usados de duas formas, como fatores de produção ou como matéria prima. Fator de produção é tudo o que diz respeito a lucro, capital, jornada de trabalho, máquinas e equipamentos.

Enquanto isso, a matéria prima representa a parte mais importante do produto e é utilizada juntamente com outros insumos durante a produção para chegar no produto final que será vendido.

A importância dos insumos para a agricultura

O uso dos insumos está ligado ao investimento na tecnologia, pois com o auxílio tecnológico é possível controlar o ritmo da produção e seu crescimento, além é claro de gerenciar os lucros e fazer sua utilização de forma mais econômica e sustentável.

Apesar de os insumos serem utilizados de duas maneiras na produção, cada um possui suas particularidades em relação a execução. Por exemplo, a agricultura tradicional prioriza a máxima produtividade no menor intervalo de tempo possível e faz o uso de adubos químicos, sintéticos e mecânicos e está mais focada na quantidade e na eficiência da safra.

Já a agricultura orgânica segue um modelo de longo prazo e utiliza opções naturais de matéria prima. Ela foca principalmente na qualidade dos produtos e na integração com o meio rural.

É preciso sempre ter em mente qual tipo de agricultura seu negócio irá seguir para buscar as alternativas que melhor se encaixem nele, mas ambas as produções têm a ganhar com a aplicação correta dos insumos.

Tipos de insumos

Como dito anteriormente, existem dois estilos de aplicação dos insumos, nos fatores de produção e na matéria prima. Ambos têm impacto nos resultados da produção final e por isso eles são classificados em três categorias: biológicos, químicos ou mecânicos. Veja abaixo mais informações sobre eles:

Biológicos

Os insumos classificados como biológicos equivalem a todo composto orgânico utilizado na produção agrícola. Alguns exemplos são: esterco animal, fertilizantes naturais, adubos, insetos, como abelhas ou predadores naturais de pragas; restos de colheitas antigas que podem ser misturadas ao solo; entre outras opções orgânicas e sustentáveis.

Químicos

Os insumos químicos são aqueles materiais de origem industrial como adubos químicos e agrotóxicos. Esse tipo ainda inclui minerais e material extraído de rochas, como o calcário, por exemplo.

Mecânicos

Insumos agrícolas mecânicos são constituídos por máquinas, equipamentos, metodologias e inovações na agricultura, como arados, semeadeiras e equipamentos de irrigação. Atualmente este tipo de insumo é um dos principais aliados nas rotinas rurais e na execução das tarefas, pois agilizam os processos e aumentam a rentabilidade da safra.

Deu para ver como os insumos são importantes para a manutenção da agricultura, por isso procure sempre os melhores parceiros para te ajudar com essas tarefas.

Continue acompanhando nosso blog para mais conteúdos como esse!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *