fbpx

Conheça as hortaliças mais rentáveis no Brasil

Conheça as hortaliças mais rentáveis do Brasil

Nessa época incerta, em que é preferível passar mais tempo em casa, uma horta pode não apenas ajudar na economia pessoal, como também auxiliar em sua renda pessoal ou familiar. Você terá alimentos saudáveis prontinhos para seu consumo e para comercializar.

É por isso que no texto de hoje, nós iremos mostrar algumas das hortaliças mais rentáveis. Confira!

Alface

A alface é uma das verduras mais cultivadas e consumidas no Brasil e no mundo. Essa hortaliça possui diversos tipos que se diferenciam pela cor, textura, tamanho, etc. Ela contém vitamina A e C, além de sais minerais, como fósforo, ferro, cálcio e fibras.

O solo precisa ser fértil e ter bastante matéria orgânica, contando com um sistema de drenagem eficiente. O pH ideal está entre 6 e 7. É possível colher esta hortaliça entre 55 a 130 dias após o plantio.

Cenoura

É claro que a parte mais consumida da cenoura é a sua raiz primária, que pode ser consumida crua, cozida e de diversas outras maneiras. É rica em vitaminas A, E (do complexo B), C, K, sais minerais, como cálcio e ferro cálcio e tem poucas calorias.

A cenoura prefere a irradiação solar direta, mas se houver boa luminosidade ela pode ser cultivada à meia sombra. Enquanto o solo perfeito é aquele profundo, cheio de matéria orgânica, leve, com drenagem eficiente e com um pH que varia entre 6 e 7,5.

Sua irrigação deve ser constante, porém, fique atento para não deixá-lo encharcado. E a colheita dessas hortaliças pode ser iniciada de 60 a 120 dias após o plantio.

Cebolinha

A famosa cebolinha pode crescer até 50 cm, caso floresça. Ela é mais usada como tempero para as mais variadas receitas. Ela pode ser cultivada tanto na meia sombra quanto na luz do sol direta.

Porém, em locais mais ensolarados, o interessante é que essa hortaliça fique segura do sol em horários mais quentes. Dessa forma, o melhor solo para a cebolinha é aquele que tenha bastante matéria orgânica, uma boa capacidade de drenagem e um pH que varia entre 6 e 7.

O ideal é contar com uma boa irrigação, mas não o bastante para encharcar o solo. Já sua colheita pode ser iniciada entre 75 e 90 dias depois do plantio das sementes ou 60 dias depois do transplante das mudas.

Tomate

Uma das frutas de maior consumo em todo o mundo, é fonte de Potássio e vitaminas A e C. Suas principais variedades são Agroindustrial, Italiano, Cereja, Salada e Santa Cruz. Todas elas necessitam de uma boa adubação e se desenvolvem melhor em áreas altas, com boa incidência solar.

No Centro-Oeste, Sudeste e Nordeste o plantio pode ser realizado durante todo ano, já no Sul o melhor resultado aparece entre os meses de setembro a fevereiro e na região Norte entre março e julho. A colheita dessas hortaliças deve ser feita de 100 a 120 dias após o plantio.

Espinafre

As folhas do espinafre são muito nutritivas, mas a orientação é de não as consumir em excesso, pois contêm muito oxalato, um composto químico responsável por proporcionar as pedras nos rins.

Ele cresce bem tanto à meia sombra quanto à luz do sol direta, mas deve ficar abrigado da incidência solar nas horas mais quentes do dia.

O solo precisa ter uma grande capacidade de drenagem, assim como tem que ser fértil e rico em matéria orgânica e nitrogênio; com um pH que varia de 6 até 7,5. Ele precisa de umidade, mas sem ser encharcado.

Para realizar a colheita dessa hortaliça, prefira fazer quando a planta tiver no mínimo 6 folhas. Isso normalmente ocorre de 40 a 120 dias após o plantio.

Almeirão

O almeirão pode alcançar o tamanho de 15 a 20 cm, seu sabor é amargo e ele é mais aproveitado em saladas. Aliás, as suas flores também podem ser utilizadas ou consumidas para decoração de pratos.

O almeirão é uma hortaliça que não gosta de luz direta, por esse motivo, é melhor o deixar em um espaço que tenha sombra, mas alguma incidência solar. O melhor tipo de solo é com muita matéria orgânica e o neutro; seu pH deve estar em torno do 7.

Quanto à irrigação, ele necessita ser mantido sempre úmido e ser regado regularmente. Já para realizar a colheita, é possível colher as folhas entre 50 até 60 dias depois do plantio.

Gostou de conhecer as hortaliças mais rentáveis do país? Então aproveite para curtir a nossa página no Facebook e conhecer muito mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *