fbpx

Como a compostagem pode fortalecer e reabastecer o solo?

Descubra todo o necessário para realizar o processo de compostagem

A agricultura moderna usa a compostagem e cobertura morta em culturas anuais, perenes, pomares, vinhas e pastagens. O composto melhora as propriedades do solo, fornece nutrientes em uma forma orgânica estável, aumenta o crescimento e a saúde das plantas e conserva a água.

A cobertura morta reduz a germinação de ervas daninhas, modera a temperatura do solo e conserva água. Por isso, separamos este conteúdo especial para que você conheça melhor esse método. Confira!

O que é compostagem?

A compostagem é uma técnica que procura melhorar a eficácia dos processos de reciclagem de resíduos orgânicos, de maneira que possam ser reaproveitados na agricultura de modo seguro.

Centenas de milhões de toneladas de lixos orgânicos são produzidos anualmente no país, e o aproveitamento desses materiais é essencial para viabilizar a conservação do ambiente e a sustentabilidade agrícola, otimizando o seu aproveitamento e diminuindo as perdas de nutrientes.

Como começar a realizá-la?

Para iniciar a compostagem, são aproveitados restos de alimentos crus, como folhas danificadas, verduras não temporadas, frutas, cascas e legumes podres, cascas de ovos, borra de café, etc.

Deve ser iniciada sempre com a palha, que constituirá a primeira camada, colocando-se em cima dela os restos orgânicos disponíveis até compor uma pilha, sempre intercalando as camadas. Uma camada de resíduos frescos e/ou esterco, outra de palha e assim por diante.

Tendo chance, é bom adicionar camadas finas de cinza peneirada de fogão à lenha ou forno, fosfato natural e/ou pó de ossos, calcário, a cada três camadas de palha. Isto vai enriquecer o composto em nutrientes e reduzir a acidez, sobretudo quando são utilizadas várias cascas de laranja, cebola, e limão.

No decorrer do processo de compostagem, não é normal ser emitido odor forte, pois isso mostraria que está ocorrendo apodrecimento e não a fermentação, podendo ser pela falta de oxigenação da pilha ou pelo excesso de água. Nesse caso, é necessário revirar a pilha e reerguê-la novamente.

Finalizando o processo de compostagem, agora só basta você levar toda produção para as culturas que trabalha e receber seus benefícios.

Quais os benefícios do uso da compostagem?

O uso regular de composto e cobertura morta traz muitas vantagens para o agricultor. Os benefícios variam com base na frequência e quantidade de composto aplicado, tipo de solo, rotação de culturas e outros fatores. Os benefícios incluem:

  • Melhora no crescimento e na saúde das plantas;
  • Fornece matéria orgânica;
  • Fornece nutrientes para as plantas em uma forma orgânica estável;
  • Melhora a inclinação do solo;
  • Microrganismos benéficos para melhorar a saúde do solo;
  • Sequestro de carbono;
  • Aumenta a profundidade do enraizamento da planta;
  • Melhora as propriedades químicas, biológicas e físicas do solo;
  • Reduz a erosão;
  • Aumenta a capacidade de retenção de água e reduz o escoamento;
  • Conserva água; e
  • A cobertura morta reduz a germinação de ervas daninhas e modera a temperatura do solo.

Além disso, a compostagem diminui o custo para os produtores, pois reduz a necessidade do uso de agrotóxicos. Sabendo que esses produtos são geralmente caros, o agricultor acaba se interessando muito mais pelo método.

Outros pontos positivos são redução no uso da água, dado que o composto propicia grande potência na retenção, e a diminuição no uso de máquinas, pois o solo fica mais macio.

A compostagem pode gerar alimentos mais saudáveis?

Insumos químicos e agrotóxicos podem estar relacionados a efeitos crônicos no corpo – como distúrbios neurológicos ou endócrinos, más-formações congênitas ou cânceres – cujo diagnóstico pode acontecer em meses ou até anos depois da exposição.

Enquanto os alimentos com a utilização de compostos estão livres desses efeitos. Isso faz com que os produtos da compostagem sejam naturais e benéficos à saúde humana.

Enfim, agora sabemos muitos mais como é, como funciona e quais os benefícios da compostagem. Então, aproveite as dicas para implementá-las em sua casa, chácara, sítio ou fazenda. Dessa forma estará contribuindo com seu bolso e o meio ambiente!

Gostou do artigo? Aproveite para deixar seus comentários logo abaixo e tirar todas as suas dúvidas!

One thought on “Como a compostagem pode fortalecer e reabastecer o solo?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *