fbpx

Como aumentar a pressão da água para irrigação

Como aumentar pressão da água na irrigação

Querendo saber como aumentar a pressão da água para a irrigação? Bom, já adiantamos que a resposta pode ter a ver com um simples reajuste no aspersor, ou com o mau dimensionamento da motobomba ou até do sistema inteiro.

Entenda as diferentes situações para identificar qual pode ser a sua:

Primeiro, verifique as condições do seu aspersor

Por vezes, o problema na pressão da sua irrigação está em alguma falha do aspersor. Por isso, é importante fazer a limpeza regular deste, para evitar que sujeiras e impurezas da própria água fiquem trancadas em seu canal de vazão e diminuam o fluxo e a pressão.

Além disso, o aspersor precisa de manutenções frequentes, assim como todo o sistema de irrigação por aspersão. Assim, você tem certeza de que ele está com a regulagem certa e em pleno funcionamento. Ou, em caso de desgastes, que é preciso trocar a peça por uma nova.

Depois, invista em uma motobomba potente

A pressão da sua irrigação tem tudo a ver com a potência da motobomba usada no sistema. Um erro muito comum é adquirir uma motobomba usada, para baratear o preço, mas ela ser subdimensionada para o tamanho do seu plantio.

Ou seja, o ideal é investir na configuração necessária para dar conta da irrigação de toda a sua área cultivada.

Por exemplo, cada carretel de irrigação da IRRIGAT é feito para até um limite de hectares irrigados. Com essa medida, também temos a potência adequada para a motobomba que será utilizada. Veja:

  • IRRIGATINHO: irriga até 5 hectares com uma motobomba elétrica de 7,5 CV ou a diesel de 16,5 CV;
  • IRRIGAT: irriga até 12 hectares com uma motobomba elétrica de 10 CV ou a diesel de 16,5 CV;
  • ECOIRRIGAT: irriga até 12 hectares com uma motobomba elétrica de 20 CV (precisa de mais força porque o sistema faz fertirrigação) ou a diesel com 22 CV.

Observação: para motobombas a diesel, a potência necessária sempre é maior.

Então, garanta o dimensionamento correto do seu sistema

Assim como a motobomba precisa ser dimensionada de acordo com o tamanho da sua área a ser irrigada, todo o sistema precisa estar de acordo. Sendo assim, o mais indicado é não recorrer a sistemas usados ou semi-novos, pois eles foram feitos para uma realidade diferente da sua.

O investimento em um sistema novo pode ser maior no começo, mas o dimensionamento vem certinho para irrigar a sua propriedade, com uma pressão adequada da água.

Por exemplo, no caso da IRRIGAT, antes de entregar o seu carretel de irrigação, a nossa equipe analisa a sua área, indica quais as soluções se enquadram melhor em suas necessidades e calcula o tamanho certo dos componentes para atendê-lo corretamente.

Assim, não tem erro! 🙂

Entre em contato conosco, conte-nos qual plantio quer irrigar, o tamanho da sua área, e nós ajudaremos com o dimensionamento e orçamento mais adequado para a sua propriedade!