fbpx

Capim Mombaça: indicações, benefícios, manejo e irrigação

Gado pastando capim mombaça

De origem africana, o capim Mombaça é muito usado no Brasil desde 1994, quando foi introduzido no país pela Embrapa. Dentre suas características, estão as folhas quebradiças e sua ótima estabilização em solos de perfil arenoso ou argiloso.

Por esses e outros motivos, ele se tornou uma gramínea alternativa excelente para o alimento de caprinos e bovinos, sendo ótima para engorda e nutrição desses animais. Quer saber mais sobre o capim Mombaça? Continue a leitura e veja seus benefícios, indicações e como cuidar! 

Para que fim é indicado o capim Mombaça?

O uso do capim Mombaça é indicado para alimentação e engorda de caprinos e bovinos. A necessidade nutricional desses animais é facilmente suprida com esse tipo de gramínea, por isso tem sido muito utilizada em áreas de produção de leite.

Outro uso comum é em sistemas de integração lavoura-pecuária, já que vai muito bem em solos de fertilidade maior e mais intensa.

Benefícios de seu plantio no solo

Segundo dados da Embrapa, esse tipo de gramínea é capaz de produzir 130% a mais de matéria seca foliar. Isso quer dizer que pode trazer aos bovinos de corte um ganho de peso médio de 700 kg de peso vivo/ha/ano.

Os benefícios são essencialmente voltados aos pecuaristas, que conseguem engordar o gado com mais facilidade, aumentando sua produtividade. Ademais, acaba sendo benéfico também para as empresas especializadas em sementes, já que o solo fértil é uma condição importante para que essa gramínea seja produtiva.

Como é o manejo do capim Mombaça?

O plantio do capim Mombaça deve ser iniciado entre os meses de outubro e novembro, no período chuvoso. O espaçamento entre as sementes deve estar entre 0,5 a 1 metro entre as covas, que por sua vez devem ser abertas com enxadão ou de forma manual. Basta que tenham de 2 a 4 cm de profundidade.

No caso de solos ácidos, é preciso aplicar uma solução calcário dolomítico de 2,0 a 3,0 t por hectare, e 80 a 120 kg de P205 por hectare antes de iniciar o plantio. 

Após o plantio, é indicado aguardar 90 dias para começar o pastejo dos bovinos e caprinos. 

É importante ressaltar que, caso o animal coma a gema apical do capim, o pasto pode ser prejudicado. 

Por isso, a indicação é que ele tenha entre 60 e 80 cm de altura para iniciar o pastejo. Quando essa altura chegar entre 30 e 40 cm, já é necessário tirar o gado para aguardar que ela cresça novamente. Assim, a gema apical é preservada e não há riscos para a manutenção do capim.

Irrigação

O capim Mombaça tem melhores resultados quando passa pela irrigação adequada. Inclusive, quando é irrigado, a espécie apresenta uma melhora significativa quando comparado a outras forragens. 

Por isso, fazer com que o Mombaça passe por um bom sistema de irrigação é muito importante para manter a qualidade do capim, seu crescimento e consequente engorda das espécies bovinas e caprinas.

💦 Venha descobrir mais benefícios sobre a irrigação da pastagem! 💦