Saiba como uma irrigação móvel é essencial para sua produtividade

A irrigação existem a milhares de anos e são usadas para suprir a falta de água. Através desses métodos é possível garantir o desenvolvimento saudável da produção, sendo essencial para a produtividade do plantio.

Com o avanço tecnológico, novos sistemas de irrigação foram disponibilizados no mercado, entre eles o carretel de irrigação. Esse modelo permite que seja feita uma irrigação móvel da plantação, dessa forma, o resultado obtido é uma área irrigada mais uniforme.

Além disso, o sistema é bem prático. Pode ser aplicado em terrenos de vários tamanhos e relevos, e não devemos esquecer que a manutenção é fácil e pode ser feita pelo proprietário ou seus funcionários.

Irrigação por carretel

Esse sistema de irrigação pode ser definido como uma ferramenta voltada para a agricultura, mas que também pode ser usada em outros setores. É possível adaptar esse modelo para irrigar jardins ou campos de futebol, por exemplo.

Quando utilizado no meio rural, tem o objetivo principal de servir como uma ferramenta para suprir a falta de água em plantações, seja ela parcial ou total. O sistema fornece uma quantidade determinada de água artificialmente, sobre uma área de plantação específica, no momento certo.

Isso tudo para criar as condições ideais de umidade que vão permitir que determinada espécie de planta consiga se desenvolver e atingir todo o seu potencial de produtividade.

Benefícios da Irrigação

Além de garantir o desenvolvimento correto dos plantios, o sistema de irrigação por carretel pode trazer uma série de outros benefícios para o produtor rural. A principal delas é o aumento da produtividade do plantio.

Pesquisas indicam que uma lavoura que utiliza um sistema de irrigação é capaz de gerar uma produção de 2 a 3 vezes maior do que aquela tirada de uma plantação sem um sistema de irrigação.

Como resultado podemos ver um aumento considerável da rentabilidade por hectare e, consequentemente, dos lucros do agricultor.

Não podemos esquecer de outros benefícios que a irrigação pode trazer, como:

1 – Melhor qualidade e padronização dos produtos que entram no mercado

2 – Regularidade na oferta de produtos

3 – Diminuição dos custos de produção

4 – Promoção da modernização dos sistemas de produção

5 – Geração de mais empregos no campo

6 – Aumento na variedade de produtos cultivados

7 – A irrigação permite plantios em áreas que antes eram consideradas inapropriadas

8 – O aumento da produção permite a abertura de novos mercados, internos e externos, para a venda da produção.

Irrigação e a alimentação

Os sistemas de irrigação influenciam positivamente na quantidade de alimento disponível no mercado. De acordo com a FAO, órgão da ONU que trata sobre alimentação e agricultura, apenas 20% das áreas plantadas no mundo utilizam algum método de irrigação.

Entretanto, essa mesma área é responsável pela produção de 40% dos alimentos disponíveis no planeta. Sendo assim, fica evidente como uma irrigação feita da maneira correta pode influenciar na capacidade produtiva de uma lavoura.

 

A IRRIGAT tem a solução certa em irrigação por carretel para você. CLIQUE AQUI e fale com nossos especialistas!