fbpx

Conheça dicas para investir no sistema de irrigação simples dentro do seu plantio

Homem manuseando um sistema de irrigação simples

O sistema de irrigação simples pode auxiliar o produtor de modo descomplicado e prático. Afinal, cuidar de uma plantação não é nada fácil, mas pode se tornar mais simples do que o habitual. Hoje, existem diversos serviços e ferramentas que podem ajudar, ainda mais, o dia a dia do agricultor.

 

Pensando na melhor maneira de otimizar o tempo e o espaço do produtor, é possível investir no sistema de irrigação móvel. Esse tipo de ferramenta traz diversas vantagens, sem contar que não será necessário correr o risco de depender da chuva para salvar a plantação.

 

Entre as vantagens estão a praticidade de uso, a economia de tempo de manuseio e o aumento da produtividade e do lucro. Além disso, o sistema de irrigação simples traz total mobilidade para os produtores que fazem a troca de lugares de plantio.

Como funciona um sistema de irrigação?

Antes de saber como funciona, vamos voltar um pouquinho e falar o que é sistema de irrigação. É a forma pela qual é aplicada a quantidade necessária de água nas plantações agrícolas. Com isso, o agricultor tem um controle maior sobre a sua cultura, como o processo de crescimento e a qualidade da plantação.

 

O sistema de irrigação age como um equipamento para molhar essas plantações, funcionando em praticamente todas as condições de solo e topografia. Porém, é preciso se atentar e entender qual tipo de irrigação funciona melhor dentro do plantio. 

 

Entre as opções, o carretel de irrigação é uma solução que tem atendido muito bem aos produtores. O equipamento tem o formato de carretel de linha e usa uma mangueira conectada ao canhão de irrigação. O equipamento deixa o fluxo da lavoura livre de tubos que podem ser danificados.

Como escolher o sistema de irrigação?

Antes de escolher, é preciso conhecer quais os tipos de sistema de irrigação disponíveis e como eles podem auxiliá-lo nessa tarefa. Porém, se a sua plantação possui uma área ampla, um dos modelos que pode ser útil é o carretel IRRIGAT, que chega a ter até 12 hectares de capacidade para funcionamento.

 

Outro sistema de irrigação simples é o modelo IRRIGATINHO, que fornece a capacidade de até 5 hectares. Ideal para produtores de pequeno porte, o modelo possui três bocais diferentes e tem alcance de 19 a 29 metros.

 

Já os produtores que estão em busca de um sistema de fertirrigação, ou seja, um método que faz a distribuição da água e do fertilizante na mesma aplicação, o ECOIRRIGAT pode ser a melhor escolha. O equipamento consegue fazer a irrigação de 3 a 20 hectares.

Como funciona o carretel de irrigação?

O carretel de irrigação é um dos diversos tipos de sistemas que podem ser adquiridos e vem ganhando, cada vez mais, espaço entre os agricultores. Isso porque ele precisa apenas de uma linha de tubos de abastecimento para funcionar.

 

Considerado um sistema de irrigação simples, o produtor leva apenas 20 minutos para posicionar o irrigador no local desejado. Depois disso, é só desenrolar a mangueira, pois o restante do trabalho como a aspersão e o recolhimento da mangueira é feito automaticamente pelo equipamento. 

 

Todos os componentes já vêm prontos para uso, como os tubos de engate rápidos que evitam a necessidade de construção de valetas. Ainda, é possível regular a altura e o jato do aspersor, fazendo com que a máquina se adapte ao plantio a ser efetuado.

É possível economizar?

É possível fazer uma irrigação de baixo custo com o carretel, uma vez que o produto possui manuseio rápido e fácil. Com isso, o produtor poderá ter mais tempo para realizar outras tarefas dentro do plantio.

 

Ainda, com um sistema que se adequa a qualquer solo e cultivo agrícola, não será necessário comprar diversas máquinas. Além disso, o carretel possui vários ajustes, fazendo com que a vazão da água e o alcance dos jatos sejam totalmente reguláveis e se adaptem às necessidades do local.

 

Outro ponto importante é a programação prévia que pode ser feita. Dessa maneira, o custo com funcionários e, até mesmo, com o uso de água, diminui e ainda faz com que a rotina do produtor seja otimizada e flexibilizada.

 

A IRRIGAT pode te ajudar!

Depois de tudo o que você ouviu falar sobre os carretéis de irrigação, vai ficar de fora do sistema de irrigação simples? Esse é um investimento que vai dar um retorno muito grande a longo prazo ao produtor, trazendo diversas vantagens em seu cotidiano.

 

O carretel de irrigação IRRIGAT possui um conjunto de irrigação móvel, que pode ser instalado em diferentes pontos da plantação. Além disso, ele tem recolhimento automático da mangueira, otimizando ainda mais o tempo e a produtividade.

Se você está em busca de um dos melhores sistemas de irrigação do mercado, pode parar de procurar porque já o encontrou! Quer saber mais sobre o carretel para irrigação? Entre em contato com a IRRIGAT e tire todas as suas dúvidas.