fbpx

Plantio de hortaliças: canteiros, adubação, irrigação e mais!

Plantio de hortaliças

O plantio de hortaliças é um dos mais produtivos e rentáveis no Brasil. Isso porque os brasileiros fazem um bom consumo desses alimentos, mais ainda com a conscientização da alimentação saudável criando mais público.

Mas antes de começar o seu cultivo de hortaliças, é preciso saber como fazer cada passo da maneira adequada. Neste artigo, você vai descobrir como preparar o solo, adubar e controlar as pragas, garantindo uma plantação saudável e forte. Acompanhe!

Passo a passo do plantio de hortaliças

Confira a seguir os passos que devem ser seguidos para ter sucesso no seu plantio de hortaliças.

Antes de começar, é importante saber que o tamanho do solo e suas necessidades podem mudar conforme a espécie escolhida. Portanto, sempre fique atento à qualidade dele e também às suas sementes e necessidades delas.

Preparando o solo e os canteiros

Os canteiros de chão são os melhores lugares para que as hortaliças se desenvolvam corretamente. As espécies de folha, como alface e chicória, devem ser plantadas dessa forma, assim como cenouras, beterrabas, coentro, salsa e cebolinha. Esses canteiros devem ter mais ou menos 1,2 m de largura e altura de 11 cm.

Já outros tipos de hortaliças como o tomate, pimentas, cebola e batata-doce podem ser plantadas em camalhões ou leirões, que são canteiros mais estreitos, com 30 centímetros de largura na parte de cima, em média.

Para ter sucesso no plantio de hortaliças também é essencial destorronar o solo, para que as sementes, que são delicadas e muito pequenas, possam crescer e se desenvolver sem ter torrões de terra como barreira.

Os canteiros devem receber irrigação uma vez ao dia, sempre no início da manhã ou ao entardecer, de modo que fiquem bem molhados, mas nunca encharcados.

A adubação correta é muito importante

Quando possível, o ideal é que se faça a análise do seu solo em laboratório. Com essa etapa antes do plantio, dá para saber quais espécies podem ser plantadas nele e como adubá-las da melhor forma possível.

Nos canteiros, para cada metro, use 10 litros de esterco de curral ou composto, misturado a um quilo de cinza. Para deixar o canteiro ainda melhor, podem ser misturados mais ou menos 300 g de superfosfato simples e 30 g de cloreto de potássio.

No caso dos leirões, a adubação é a mesma, mas com apenas 5 litros por metro. Já em covas, coloque 5 litros bem misturados com a terra e sempre adube seu solo 15 dias antes de começar a plantar.

Cuidados com doenças e pragas

É comum que pragas e doenças acometam o plantio de hortaliças. Por isso, é essencial saber alguns cuidados básicos para evitá-las, já que esse é um dos maiores desafios para os produtores.

Além do uso de produtos indicados para cada tipo de praga, existem outros cuidados que ajudam a diminuir esses riscos. Por exemplo, evitar a irrigação excessiva e prestar atenção sempre na altura dos canteiros, que devem ter ao menos meio palmo de altura.

O solo também deve estar sempre limpo, por isso atente-se sempre para retirar plantas daninhas.

A irrigação adequada para a manutenção do plantio de hortaliças

Esse é outro ponto crucial do sucesso do plantio de hortaliças, a irrigação, já que o consumo de água deve aumentar conforme as espécies se desenvolvem. Investir em um bom sistema de regas deve ser sua prioridade para que suas hortaliças cresçam obtendo a água e os nutrientes que precisam. Aliás, há até uma técnica de aplicação de fertilizantes junto com a rega para deixar o solo bem nutrido.

🌱 Quer saber como cuidar da sua horta irrigando-a corretamente? Confira o sistema correto de irrigação para hortaliças. 🌱