fbpx

Capim aruana: o que é, animais beneficiados e cuidados

Capim aruana

Quando se tem uma criação de gado ou de outros animais, é importante saber o tipo de pastagem correta para alimentá-los, que vão oferecer os nutrientes necessários. O capim aruana é um desses tipos de forrageira, da qual os animais podem se alimentar.

Quer saber mais sobre esse tipo de forrageira? E quais animais podem ser beneficiados por ela? Então continue a leitura e saiba tudo sobre o capim aruana e quais são suas qualidades e benefícios para os animais.

O que é capim aruana?

O capim aruana tem origem africana, mas é produzido no Brasil desde a década de 70, em laboratório, pelo Instituto de Zootecnia.

É composto por uma alta dose de proteína, tem ótima tolerância ao frio e é uma excelente opção para pastos na região sul do país. Contudo, se adapta bem a praticamente qualquer clima do Brasil, já que é perfeito para climas tropicais e subtropicais.

Tem folhas bem delicadas e se propaga com facilidade, resultando em produções de 15 a 26 toneladas de matéria seca por hectare anualmente.

O capim aruana também é muito requisitado em solos que têm erosão, já que ele tem grande produtividade e ajuda no controle.

Quais animais são beneficiados com essa forrageira?

Quem tem criação de ovinos, caprinos, muares e equinos pode se beneficiar muito com o capim aruana. Porém, os bois acabam se adaptando muito bem a essa forrageira também, o que a torna uma opção excelente para vários tipos de criação.

Outra questão importante para quem cria equinos é a cólica: é comum que cavalos apresentem esse desconforto. E essa é mais uma vantagem do capim aruana: ela não causa cólica nesses animais.

Você sabe como cuidar do capim aruana?

É essencial cuidar da pastagem para evitar pragas e doenças comuns que podem acontecer em qualquer forrageira. As ervas daninhas e plantas invasoras também podem comprometer o pasto, portanto é sempre importante ficar de olho nesses detalhes.

Mas, apesar desses cuidados, o capim aruana exige apenas a atenção básica de qualquer pastagem, não sendo necessária nenhuma preocupação típica da espécie. Para plantar da forma correta, o solo deve ser profundo e estar bem drenado.

Irrigação é essencial

Para manter não só esse capim, mas como qualquer espécie de pastagem, a irrigação é fundamental. É ela que ajuda a manter o pasto verde e saudável em qualquer clima, além de promover a economia de alimentação, já que a forrageira saudável evita que haja necessidade de gastar com suplementação para que os animais fiquem bem alimentados.

A irrigação é parte fundamental da manutenção de uma boa pastagem. E não é diferente com o capim aruana. Investir em um bom sistema de irrigação é fundamental para manter os animais saudáveis, a economia com suplementação em dia e uma pastagem verde e repleta de nutrientes.

Quer saber mais sobre sistemas de irrigação? Então venha conhecer os benefícios do sistema de irrigação de pastagem e saiba como essa técnica pode deixar seu dia a dia mais prático e econômico.