fbpx

Plantio de abóbora: o que se atentar para não ter prejuízos

Plantio de abóbora

O plantio de abóbora é uma ótima opção para aqueles que estão buscando por uma cultura mais versátil. Isso porque é possível consumir desde suas sementes até o broto e folhas, além do fruto que pode ser servido tanto verde quanto maduro. Sendo assim, um produto que pode ser vendido por inteiro.

Entretanto, é importante destacar que se você está interessado em começar a cultivar abóboras, essa cultura possui algumas singularidades que possibilitam que ela se desenvolva corretamente, como a preparação do solo, a área e época de plantio, e ainda, a irrigação.

Preparação do solo

A preparação do solo para o plantio de abóbora é uma das etapas mais importantes para que seu cultivo seja como o esperado.

Assim, o ideal é começar fazendo uma boa análise do solo, lembrando que essa é uma cultura que se desenvolve bem com pH entre 6 e 6,5, além de necessitar de elevados níveis de cálcio e magnésio.

Área de plantio

Depois de preparar o solo, é hora de arrumar espaço para o plantio.

  • As covas devem ter dimensões aproximadas de 40 cm de comprimento, 30 cm de largura e 25 cm de profundidade.
  • Já os sulcos devem ter cerca de 30 cm de largura e 25 de profundidade.

Além disso, para um cultivo mais produtivo, recomenda-se que o terreno seja plano e extenso para que as abóboras cresçam sem restrições.

Assim, o plantio pode ser feito de duas maneiras:

  • depositando as sementes diretamente na terra;
  • cultivando mudas, depositadas em copinhos ou vasos de papel ou plástico.

Para o método com sementes, o correto é colocar de duas a três por cova, entre 1 cm e 3 cm de profundidade. Já ao se tratar das mudas, o aconselhável é transplantá-las para a terra após o surgimento de duas folhas.

Época de plantio

Sobre a época de plantio, podemos começar afirmando que a abóbora é muito sensível ao frio e não suporta geadas. Assim, se adaptando melhor às temperaturas de primavera, verão e outono de Norte a Sul do Brasil.

Dito isso, ficar atento a época do ano é essencial para garantir o bom desenvolvimento do fruto. A temperatura ideal para a produção da cultura na época da germinação é de 25 a 30°C, enquanto o fruto se desenvolve melhor em temperaturas entre 18 e 30°C.

Irrigação

Para melhorar a produção do fruto, as abóboras necessitam de uma quantidade específica de água em diferentes épocas do seu desenvolvimento:

🌱 Estas devem ser mais frequentes e com menor volume nas fases iniciais do ciclo. Já do início da frutificação até a maturação dos frutos (duas a três semanas antes da colheita) a irrigação deve ser menos frequente e com maior volume.

💦 A irrigação móvel IRRIGAT é uma ótima opção para pequenos e médios produtores que estão em busca de uma solução para o plantio de abóbora, tornando o cultivo dessa cultura melhor e mais prático.