fbpx

Irrigação de alface: cuidados e qual tipo escolher

Irrigação de alface

A irrigação da alface é uma das formas mais efetivas de garantir a melhor produção dessa cultura. Entretanto, é necessário ficar atento para dar a quantidade ideal de água para estas hortaliças.

Por outro lado, não é somente a aplicação de técnicas de irrigação que, sozinha, irá enriquecer mais a plantação. Para isso, é importante estar atento a diversos fatores como o estresse hídrico, cuidados com o solo e, ainda, o tipo de irrigação escolhido.

Estresse hídrico em folhas verdes

O uso da irrigação nessa cultura tem objetivo de evitar o estresse hídrico da alface, principalmente durante a formação da cabeça.

Esse problema ocorre geralmente quando a umidade do solo é excessiva ou deficiente. Isso acontece pois, quando o os níveis de oxigênio do solo são reduzidos, por conta do encharcamento, o sistema radicular da alface pode ser severamente danificado.

A alface e as demais plantas de folhas verdes são especialmente suscetíveis ao estresse hídrico devido aos seus sistemas radiculares rasos. Isso pode levar a problemas como:

  • baixo rendimento da produção;
  • má qualidade da produção;
  • apodrecimento das raízes.

Resumindo, no caso da escassez de água, a cultura sofre prejuízos como atraso na colheita, qualidade inferior e redução na produtividade. No entanto, a irrigação em excesso, especialmente no final do ciclo, pode reduzir a qualidade e a vida da hortaliça.

Por isso, é importante ter muita atenção principalmente com o volume da água e a qualidade do solo antes de começar o processo de irrigação.

Volume de água

O cultivo de alface utiliza em média cerca de 25 litros de água por pé da planta em todo ciclo, em seu sistema convencional. No caso das hidropônicas, são utilizados cerca de 4 litros, apenas.

Todavia, é importante irrigar a produção nas épocas certas, evitando assim os problemas já citados anteriormente. Assim, o ideal é:

  • fazer irrigação com limite de déficit de água de 20-30%, reiniciando quando a irrigação quando marcarem 10-25 centibars;
  • no inverno, se não for possível medir com um tensiômetro, irrigar de 1 a 3 dias;
  • com temperaturas elevadas é preferível pulso de irrigação, a fim de preservar a umidade adequada.

Além disso, para saber quanto a cultura precisa de água, é possível calcular através de uma fórmula:

  • Necessidade de água diária = (ETP local x Kc x Cobertura Foliar)/Eficiência de rega.

O Kc (coeficiente da cultura) Varia de 0,25 – 0,90, dependendo do estágio de desenvolvimento da alface. A cobertura foliar diz respeito a área coberta pela cultura/área total . E a eficiência de rega varia conforme o sistema de irrigação utilizado, no caso da aspersão com os carretéis IRRIGAT é de em média 0,8.

Cuidados com o solo

A cultura da alface tem seu melhor desenvolvimento em solos neutros, com pH 7, ou um pouco mais ácido. Além disso, solos mais pesados podem ser uma ótima escolha para quem busca bons rendimentos comerciais.

Irrigação por carretel

Muito recomendado para a irrigação de alface em canteiros direto no solo, o carretel enrolador IRRIGAT é a solução para os seus problemas de produtividade e lucratividade. Quer saber mais? Entre em contato conosco e faça seu orçamento.