Plantação de trigo mais produtiva?

plantação de trigo amarelado ao vento

Querendo uma plantação de trigo mais produtiva? Esse texto é para você! 🌾

Apesar de a produção de trigo ser de grande importância para o mercado brasileiro e sabermos muitas informações sobre esse grão, ainda há muitos produtores com dificuldade durante o processo de cultivo.

Mas, não se preocupe, vamos facilitar as coisas apresentando alguns pontos interessantes e que devem ser observados, além de soluções para alguns problemas que você, produtor, pode vir a ter em sua lavoura.

Antes de mais nada, prepare o solo e se atente para o clima

Sabe aquele ditado, sobre “primeiro, comece com o básico bem feito”? Então, esse é o caso do preparo do solo e acompanhamento do clima. Então, saiba que a sua produtividade depende inteiramente da qualidade do solo em que haverá a semeadura.

Equilíbrio de pH e nutrientes são alguns exemplos dos fatores a serem abordados. E você pode encontrar todas essas informações a partir de um estudo detalhado do solo, realizado por um profissional especialista.

Esse estudo é primordial, pois com ele podemos corrigir as deficiências nutritivas e deixar o solo pronto para receber a semente. Atente-se, principalmente, à correção de índices do solo através de calagem, é uma das maneiras mais eficazes.

Tendo o solo preparado, se atente a outros fatores. A umidade ideal para plantio é em torno de 70% e temperaturas girando em torno de 15°C a 20°C. Por isso, a melhor época para o plantio do cereal é março a junho, depois dos períodos de estresse de calor.

Outros fatores que podem contribuir com a produtividade

🌱 Adubação: a adubação, sem a menor sombra de dúvidas, é um fator importante a ser abordado. Até porque a próxima etapa após a correção do solo para o plantio é a aplicação de adubo para receber a semente.

🌱 Plantação: a plantação de trigo necessita de quantidades maiores de nitrogênio. Portanto, a adubação hidrogenada é essencial. Mas atente-se, os valores utilizados de adubo dependem, diretamente, das quantidades usadas pela cultura anterior, para que não haja excesso.

🌱 Semeadura: a semeadura deve ser feita com espaçamento ideal entre 17 a 20 cm, com densidade de semente entre 200 a 400 sementes por metro quadrado, em uma profundidade média de 3,5 cm.

💦 Irrigação: por fim, é claro que temos que falar sobre um ponto essencial para a sua produtividade, a irrigação. Devido à necessidade hídrica ideal para o desenvolvimento desse tipo de cereal, a irrigação passa a ser um fator decisivo e importante.

Mas não se preocupe, não iríamos falar sobre o ponto mais importante para a produtividade da plantação de trigo sem trazer uma solução acessível aos pequenos e médios produtores: o carretel de irrigação IRRIGAT.

Para trazer mais detalhes sobre esse sistema, temos um conteúdo que fala tudo sobre os problemas de produção que o IRRIGAT resolve em sua lavoura.

Gostou das nossas dicas? Acesse o site da IRRIGAT para ter muitas outras soluções e informações.

Banner Blog 720x180 3